Horário Integral/Horário de Estudos

Pioneiro como escola de período integral no Espírito Santo, o Centro Educacional Leonardo da Vinci fundamenta esse modelo na lógica de que a ampliação curricular, para além dos conteúdos específicos, prevista em escola de currículo com perspectiva cultural, exige a expansão do tempo/aluno na escola, tendo como objetivo a interação com o objeto do conhecimento e com os processos de aprendizagem.

O saber instituído, o saber a ser construído, as relações entre os pares e a operação destes com o mundo real demandam metodologias de maior duração do que as tradicionais, nas quais o saber instituído é o alicerce. A prática da teoria construtivista, na qual a informação é apenas um dos veículos para múltiplas aprendizagens, aciona conteúdos diferenciados como a observação, a construção de hipóteses, a refutação de “verdades”, pesquisas, construções e desconstruções de conceitos. Esse processo desemboca no conhecimento significativo porque, embora demande maior tempo para elaboração, é o que permanece e molda o repertório cultural do indivíduo.

A escola de horário integral contrapõe-se à ideia de quantidade de conteúdos ou atividades, fundando-se no entendimento, compreensão e aprofundamento dos objetos de estudo, transformando informação em conhecimento. Na escola de perspectiva cultural, a qualidade prima sobre a quantidade.

Responde-se também a uma necessidade surgida das demandas da sociedade, visto que os profissionais de nossa era não são mais trabalhadores que executam trabalhos predeterminados; fazem-se empreendedores em suas funções, e precisam prever/prover, além de flexibilizar tempos. Assim, em muitas de suas configurações, o Horário Integral fornece aparato ao aluno para lidar melhor com os desafios da Academia na era contemporânea e a primazia da trabalhabilidade sobre a empregabilidade.