Ensino Médio

PANORAMA

O Ensino Médio – totalmente composto por turmas que estudam em Horário Integral – propicia ao estudante aprofundar os conhecimentos adquiridos nos segmentos anteriores, devido ao alcance da maturação cognitiva e capacidade de abstração. Além da preparação básica para o trabalho e a cidadania, instiga a flexibilidade e a capacidade de adaptar-se, aprender e transformar; consolida a formação ética e a autonomia intelectual; desenvolve a capacidade empreendedora, com projeção para os negócios e bem-estar do indivíduo na comunidade.

Busca-se desenvolver, nos alunos do segmento, a visão de aprendizagem significativa, em que o aluno “aprende a aprender”, participa como membro ativo dos processos cognitivos, converte movimentos de pensamento em habilidades práticas de comparar, comentar, analisar, criticar, julgar, decidir, ponderar, dentre outras. O professor deve atuar nas funções de incomodar, desaprumar, desarrumar, desequilibrar, instigar, atribuindo significação e função para o conhecimento.

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Em linhas gerais, o Ensino Médio (concebido como etapa conclusiva da educação básica) organiza-se de modo a promover o desenvolvimento das seguintes capacidades nos alunos:

•    aprofundamento de conhecimentos nas diversas áreas do conhecimento e formação de repertório para ingresso no ensino superior;

•    desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho;

•    desenvolvimento da cidadania, com o reconhecimento de direitos e deveres;

•    desenvolvimento da dimensão humana, incluindo-se a formação ética, a autonomia intelectual e o espírito crítico;

•    compreensão dos marcos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, superando a dicotomia da teoria e da prática;

•    domínio de códigos e formas contemporâneas de linguagem;

•    apropriação de conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários à humanização da ciência e à revitalização de valores universais;

•    compreensão do significado da ciência, das letras e das artes nos processos de transformação social e cultural;

•    consolidação de conceitos éticos, morais e cívicos trabalhados ao longo da formação escolar.

NOMENCLATURA

O segmento divide-se em três séries, as duas primeiras integradas ao projeto pedagógico e à estrutura de funcionamento da Escola e a terceira com uma dinâmica mais autônoma, focada na preparação para vestibulares e ENEM, separadamente por áreas de interesse (Biomédicas, Exatas e Humanas).