Fundamental II

PANORAMA

O Ensino Fundamental visa à construção de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que permitam ao aprendiz exercitar o pensamento e a reflexão para participar ativamente da vida em sociedade; compreender e apreciar as tradições da comunidade a que pertença; apropriar-se e fazer uso de diferentes símbolos e códigos para a construção de modelos; conjugar espírito investigativo e senso estético no contato com o patrimônio natural, histórico e artístico; desenvolver habilidades e competências que auxiliem na vida prática, assegurando-lhe espírito de cidadania e internalização da perspectiva cultural.

A Escola pauta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, priorizando os eixos da ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, economia, trabalho e consumo, sempre visando à formação de cidadãos do mundo, conscientes da relevância do respeito aos direitos humanos, participação social, tratamento de valores como conceitos reais, consideração da tarefa educativa como intervenção intencional no presente.

Em linhas gerais, os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) organizam-se de modo a potencializar competências fundamentais nos estudantes que lhes propiciem:

– apropriar-se de sólido corpo de saberes acadêmicos, firmando conexões entre diferentes campos do conhecimento e aplicando-os, na medida do possível, a situações da realidade;
– vivenciar, de forma articulada, conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor;
– ampliar as habilidades de análise/síntese, visando à aplicação contextualizada dos conhecimentos adquiridos;
– canalizar a lecto-escritura para leituras/inferências sobre os contextos de uso e participação consciente em situações sociocomunicativas no ambiente escolar e social;
– prestar cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
– aprimorar a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões, com base em análises fundamentadas;
– formar juízos de valor, a partir de vivências no ambiente sociomoral da Escola e de intervenções intencionais;
– compreender deveres e direitos no âmbito da cidadania, além de solidificar valores que lhes permitam transitar pela vida escolar, comunitária e social com sensos ético/estético.

Leonardo da Vinci 092 - Foto Sagrilo

NOMENCLATURA

Os anos finais do Ensino Fundamental abrangem do 6º ao 9º ano. Este segmento, intitulado Ensino Fundamental II, representa uma transição entre duas etapas significativas da trajetória estudantil, assegurando o aprofundamento de conteúdos explorados no Ensino Fundamental I, mediante especialização de saberes e compartimentação das disciplinas, e a preparação para o ingresso no Ensino Médio, que abre portas para o mundo adulto, simulando os universos da Academia e do Trabalho.