Organização dos Tempos Pedagógicos

Em modelo de grade curricular, este segmento privilegia os conteúdos conceituais e suas relações com o meio, concebendo também o universo externo como cenário educativo. Amplia-se o tempo hora/aula com vivências socioculturais, excursões pedagógicas e viagens acadêmicas, além de atividades de terceira nota e de projetos de trabalho.

No Fundamental II, os estudantes deixam de conviver com os horários pautados em habilidades e competências do Fundamental I para lidar com a especialização de professores e a compartimentação das disciplinas, em horas/aula de 45 minutos e uma jornada semanal de trabalho que contempla a base nacional comum (disciplinas tradicionais: Português, Literatura, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, História e Geografia), uma parte diversificada (domínio de línguas estrangeiras, com diferença de carga horária entre Semi e Integral;  oficina de artes/projeto cultural) e atividades complementares (Orientação de Estudos para o Semi; Horários de Estudos para o Integral).

TRATAMENTO DADO ÀS DISCIPLINAS DA BASE NACIONAL COMUM

Em todas as disciplinas, há compromisso dos professores no sentido de trabalhar uma listagem de conteúdos considerada imprescindível para o acesso aos saberes instituídos e a formação de repertório cultural nos seres em formação, lançando mão de metodologias diversificadas que instiguem ao pensamento e à reflexão, mais que à memorização e repetição. Os alunos são também postos em contato com objetivos gerais e específicos que atribuem significados a esses conteúdos, em matéria de contextualização, senso de realidade e aplicação prática.

A adoção de obras literárias em língua portuguesa e línguas estrangeiras constitui um rico suporte à compreensão do potencial da língua sob as dimensões científico-artísticas; já o trabalho pautado em paradidáticos, nas outras áreas do conhecimento, traz uma visão das disciplinas como parte integrante do cotidiano das sociedades

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