Contato Escola/Família

A Escola mantém diversas vias de comunicação com as famílias, conforme detalhamento a seguir:
Site: “plano diretor digital”, trata-se do portal completo que contém a filosofia/missão da Escola e um detalhamento por segmentos, o que propicia uma visão panorâmica e focada da Instituição, em suas diferentes frentes de atuação. Além disso, promove uma cobertura de eventos e atividades no cotidiano, desvelando um ideário que se alimenta pela ação contínua e integrada.

Portal Da Vinci Online: a plataforma de interação das famílias com a Escola, criada para fins operacionais (prestação de serviços), deve ser utilizada por pais e alunos para consultar dados (calendário, horários de aula, notas, informações médicas), acessar circulares/comunicados e contrato, realizar inscrições para as diferentes atividades, organizar comemorações externas de aniversários dos filhos/alunos, marcar assentos no Teatro Da Vinci para eventos com maior alcance de público, fazer solicitações de troca de turma e outras demandas.

Acontece Da Vinci: socialização de recortes do cotidiano pedagógico, com ênfase para situações de protagonismo dos alunos e dinâmicas que visibilizam a perspectiva cultural do currículo.

Circulares: disponibilizadas no Da Vinci Online, enviadas por e-mail para os endereços eletrônicos de pais/responsáveis e eventualmente impressas e encaminhadas por intermédio do próprio aluno, trazem a parte técnica e informativa das atividades realizadas pela Escola, cuja filosofia encontra-se detalhada no site. Eventualmente, servem para propósitos pedagógicos/educacionais por parte da Escola ou outras necessidades ditadas pelo cotidiano.

Convites: portadores de comunicações da Escola para eventos, criados especialmente para cada ocasião e em coerência com os propósitos de cada uma delas.

Agenda Escolar: diferenciada por segmento, traz um componente cultural diferenciado e uma estrutura voltada para os sensos de planejamento/organização e acompanhamento do cotidiano, além de funcionar como instrumento de intercomunicação com as famílias. Devem ser consultadas e assinadas semanalmente pelos pais, do Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. No caso do Ensino Médio, busca-se uma autonomia do aluno na administração do instrumento, sem perder de vista o acompanhamento de seus procedimentos/atitudes no cotidiano.

Bloco de Comunicações Família/Escola: o material entregue às famílias, no ato da matrícula, deve ser utilizado pelos responsáveis pelo aluno sempre que houver modificação na rotina diária do filho e necessidade de comunicação de fatores que tragam impacto para sua permanência na Escola.

Entrevistas: a Escola toma a iniciativa de manter contato com as famílias para trabalhar aspectos vinculados à percepção do cognitivo/atitudinal dos alunos. Também às famílias é dada a oportunidade de marcarem entrevistas com membros da Direção e Orientação Educacional, observado um agendamento prévio que permita atendimento racional das tantas demandas.

Reuniões com professores: Trata-se de eventos de natureza coletiva, destinados a dar maior visibilidade às famílias sobre a atuação da escola na formação cognitiva, ética e moral dos alunos e na realização de projetos diferenciados.

Plantão de professores: é um momento de troca individual entre pais e professores, sempre visando a uma melhor compreensão do perfil do cada estudante, ao atendimento de suas necessidades e à mudança de atitudes para o aprender. Do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, são agendados horários específicos de atendimento com o professor-titular e os professores de aulas especializadas. Do 6º ano do Ensino Fundamental em diante, os professores atuam em regime de plantão, atendendo a todos os pais presentes na sequência em que comparecem.

Conferências com especialistas: Abordagens teóricas sobre temas de interesse geral da Escola e famílias, visando estimular a reflexão sobre assuntos que devem ser trabalhados com espírito de cooperação, visando à formação integral do ser.

Reuniões Coletivas: reuniões de caráter reflexivo e formador, destinadas a focos específicos, tais como: reuniões para pais de alunos novos do Infantil I, encontros com as famílias para tratar da transição entre segmentos, contatos com pais de alunos novos ingressos no Ensino Médio, reuniões específicas para tratar de programas de intercâmbio. Com essas iniciativas, os familiares são supridos com informações/orientações que os auxiliem no supervisionamento da vida escolar dos filhos/alunos e na tomada de decisões.