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FÓRUM DA VINCI 2016

29 agosto de 2016

Por Joelmo Costa

O debate estimula a capacidade de reflexão e potencializa a construção de argumentos. As posições e contraposições; as “certezas” que são questionadas; os problemas que exigem soluções. Foi nesse cenário que ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto, o IX Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil. O evento reuniu os alunos dos 9os anos do Ensino Fundamental e 1as e 2as séries do Ensino Médio, que se transformaram em diplomatas (delegados) para defender a posição política das nações que compõe a ONU (Organização das Nações Unidas). O Fórum Da Vinci, que este ano contou com a participação de 270 alunos, incentiva os debates de temas mundiais em destaque na atualidade, utilizando-se do modelo formal de discussão das organizações internacionais, para exercitar a oralidade e as estratégias de resoluções de problemas, sempre por via diplomática.

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Este ano, foram organizados oito comitês (em português, inglês e espanhol). Cada comitê é uma organização ou instância da ONU (Conselho de Segurança, Alto Comissariado para Refugiados, Desarmamento e Segurança Internacional, Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente, etc.). Nos comitês deste ano, os delegados se debruçaram sobre a questão hídrica mundial; a situação dos refugiados da União Europeia; a guerra na Síria; as divergências entre as nações sobre a política nuclear do Irã e da Coreia do Norte e o combate ao terrorismo no Oriente Médio e na África. Como novidade, foi criado pela primeira vez, um Comitê Histórico, que discutiu a Crise dos Mísseis de 1962, para alguns geopolíticos, o momento mais crítico do século XX. Nesse caso, os delegados tiveram que voltar no tempo para reviver a posição do seu país naquele exato momento. O desafio em todos os comitês é, ao final dos debates, os alunos delegados produzirem documento de resolução para o problema geopolítico em questão.

Veja o jornal produzido pelos comitês: Jornal Fórum 2016.pdf

Nos meses que antecederam o Fórum Da Vinci, os alunos se prepararam nas aulas das disciplinas envolvidas, realizando as pesquisas em sites especializados; estudando o funcionamento dos seus comitês; escrevendo o DPO (Documento de Posição Oficial) e elaborando estratégias de alianças para o debate. Enfim, o Fórum, assim como outras atividades realizadas no Da Vinci, incentiva a autonomia dos alunos, aproximando-os de temas atuais de grande relevância mundial.  Que venham o Fórum em Harvard e da FAAP-SP, respectivamente, em janeiro e junho de 2017.

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