Notícias

Aprendendo a Ouvir – 2º concerto

25 junho de 2014

O Teatro Da Vinci apresentou no dia 11 de junho, o 2º concerto do projeto Aprendendo a Ouvir 2014. Três músicos, acompanhados pelos professores do Centro Musical, apresentaram a Fisarmonica.

O concerto Fisarmonica, que quer dizer acordeon em italiano, foi realizado pelos principais representantes do instrumento no nosso estado: Roberto Ramiro, Mirano Schuller e Túlio Pizzol. O concerto apresentou músicas italianas e releituras de músicas populares. O acordeon, também conhecido aqui no Brasil como sanfona, é um instrumento muito popular na Itália e tem sua origem datada de 2.700 anos antes de Cristo.

1

2

3

4

No evento, os músicos mostraram toda a versatilidade do instrumento que foi posto à prova durante a execução do repertório apresentado aos alunos dos 2os aos 5os anos e seus pais. O carioca Roberto Ramiro, com seu acordeon digital, mostrou que é possível reproduzir timbres e tonalidades capazes de imitar o som da flauta, do piano, entre tantos outros, e ir da música erudita ao xote, além de tocar vários ritmos e clássicos.

“Funiculi Funicula”, “O Sole Mio”, “Fuga para o Nordeste” e “Volare” foram algumas das obras apresentadas e comentadas na Fisarmonica. Também foi apresentado um tema musical do cinema, de O Poderoso Chefão. Ao final, os três tocaram juntos a “Tarantella Napoletana”.

6

7

Assim como aconteceu no anterior, este concerto foi baseado no tema pedagógico abordado durante todo o ano letivo de 2014, “Somos nós, os capixabas” – que retrata as heranças da imigração italiana em nosso estado.

O público ficou encantado e aplaudia muito a cada finalização. Foram 40 minutos de cultura e música de qualidade.

5

Como ingresso, foram arrecadados 335 litros de leite, que será doado ao Instituto Sem Fronteiras.

O próximo e último concerto acontecerá em setembro.

Tags: , ,