Notícias

Excursão pedagógica: Monumentos de Vitória

22 dezembro de 2017

Por Juliano Tonon

Andando pelas ruas de Vitória é possível comtemplarmos belas paisagens que conferem um charme muito especial à capital do Espírito Santo. Um olhar mais atento pela cidade, nos permite observar também alguns monumentos de grande valor histórico e cultural, especialmente no trajeto entre a Praça dos Desejos e a Praça do Papa. Tais monumentos contribuem para lembrarmos da importância de certos grupos migratórios na formação étnica e cultural do povo capixaba.
“Uma sociedade digna se constrói com cidadania e valorização do entorno”. Foi com esse pensamento, que no início do mês de novembro, os alunos dos 6ºs anos participaram da excursão pedagógica intitulada “Monumentos de Vitória” e, a partir de estudos que envolveram as disciplinas de Arte, Geografia e História, vivenciaram conceitos trabalhados em sala de aula, como as características da arte grega, colonização do Espírito Santo e os aterros realizados em Vitória e que transformaram a paisagem da cidade. Por meio da análise dos tipos de colunas demonstradas no mosaico do monumento aos gregos, os alunos visualizaram os estudos realizados nas aulas de Arte e História. Pelas comparações entre as fotografias antigas e as atuais do local visitado, percebeu-se nitidamente o avanço dos aterros e a necessidade humana em ocupar novas áreas habitáveis na limitada parte insular de Vitória. Quanto conhecimento e conexões uma excursão pedagógica pode proporcionar!?
Além dos estudos in loco, os alunos tiveram a oportunidade de analisar o estado de conservação em que os monumentos se encontram; alguns mais conservados, como o monumento aos gregos, outros em péssimo estado, como o monumento em homenagem a aliança Vitória-Cascais (Portugal). Após esses estudos, uma carta destinada à prefeitura de Vitória foi escrita pelos alunos, com o intuito de contribuir com a preservação do patrimônio histórico e artístico local, além de ser uma ótima oportunidade para os alunos de exercer a cidadania, algo muito valorizado no currículo do Da Vinci. No ano passado, por meio das observações dos alunos, também foi enviada uma carta à prefeitura de Vitória, o que resultou na limpeza dos monumentos e na restauração de alguns.

Tags: , , ,