Notícias

Palestras sobre Business e Economics no Da Vinci

27 junho de 2017

Por Cristiano Carvalho

Na primeira quinzena de junho os alunos de High School da University of Missouri no Da Vinci e do Ensino Médio Brasileiro tiveram o privilégio de receber dois palestrantes para conversar com eles sobre economia e negócios. No primeiro encontro, o sempre-aluno Antonio Dadalto Netto, compartilhou sua experiência acadêmica como estudante de Economia em uma das melhores universidades da Europa, a King’s College de Londres. No segundo encontro, o Professor de Finanças e Diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento Internacional da NOVA School of Business and Economics de Lisboa – Portugal, João Amaro Mattos, apresentou para alunos e pais a Instituição e os critérios de seleção para candidatos internacionais. A seguir, um breve relato dos encontros.

SEMPRE-ALUNO ANTONIO DADALTO RETORNA AO DA VINCI PARA COMPARTILHAR VIVÊNCIAS ACADÊMICAS
Como diz o ditado, o bom filho a casa torna. Nosso sempre-aluno, Antonio Dadalto, sempre praticou o ditado à risca. Antonio estudou no Da Vinci desde o Infantil, tendo feito o Bilíngue na Escola, e continuado conosco até o término do Ensino Fundamental. Antonio iniciou a High School no Da Vinci, quando estava no 9º ano, e no ano seguinte mudou-se para a Suíça, para concluir lá o seu Ensino Médio na renomada Brillantmont. Desde então, sempre retornou ao Da Vinci durante suas férias, inclusive frequentando aulas regulares na Escola. Neste ano, entrou em contato conosco e perguntou se estaríamos interessados em uma palestra aos alunos de High School na qual ele compartilharia um pouco de sua experiência como aluno de Economia e Finanças na King’s College de Londres, onde estuda no momento.

1

2
Não só aceitamos como ampliamos o convite à palestra aos demais alunos do Ensino Médio e aos seus pais. Afinal, não é todo dia que temos a oportunidade de ouvir um jovem talento, que há pouco tempo transitava pelos nossos corredores, falar sobre um tema tão relevante para todo cidadão global: a economia. Por aproximadamente uma hora, no dia 08 de junho, Antonio conversou em inglês com alunos e pais sobre os mais variados assuntos da economia. De uma forma muito didática e acessível, contextualizou e conceituou palavras que fazem parte do nosso cotidiano: juros, inflação, confiança e expectativa, dinheiro, capital físico e humano. Ao discorrer sobre o último termo, falou da importância de estudar sempre, de investir sempre em aprender cada vez mais, pois o capital humano sobrevive às crises e sobressaltos da economia em diferentes tempos. Aproveitou a deixa para relatar como foi escolhido para trabalhar no Bank of England. Ressaltou a importância de ser determinado e resiliente ao mencionar que foi escolhido, mas também teve outras tantas negativas no caminho.
Para fechar, abordou um tema que tem sido recorrente não só na Europa como no mundo todo: o Brexit, a saída do Reino Unido da União Européia. Quais são os possíveis impactos para o Reino Unido e seus parceiros, como a necessidade de renegociação de acordos internacionais, por exemplo. As perguntas ocorreram durante toda a palestra, que mais parecia um bate-papo de alto nível. Tanto por parte do palestrante quanto por parte do público presente. Um final de tarde muito agradável e já com um pedido de bis. Que este e outros bons filhos retornem outras tantas vezes.

NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS DE LISBOA – PORTUGAL
Em 13 de junho esteve no Da Vinci o Professor João Amaro Mattos, divulgando a Nova School of Business and Economics de Lisboa. O Professor João, além de lecionar na NOVA, também passa dois meses todo ano no Brasil lecionando como professor convidado na FGV e no Insper, ambas instituições parceiras da NOVA. Por intermédio de um sempre-aluno do Da Vinci, Fernando Schneider, que já foi também seu aluno, organizamos um encontro com alunos e pais para apresentar a universidade, que possui mestrado em gestão ranqueado entre os vinte melhores no mundo, de acordo com o Financial Times.

3
O Professor João apresentou aos alunos o campus de Lisboa e a faculdade de Business e Economics, que adota um currículo internacional, com todas as aulas em Inglês. “Um corpo docente em Inglês nos permite contratar os melhores professores para nossos cursos independentemente de seus países de origem”, afirma o Professor João. Os alunos da NOVA ainda podem cursar um semestre de seus três anos de formação superior em uma das instituições parceiras em outros 54 países ao redor do mundo.
Os alunos e pais presentes receberam informações sobre o processo seletivo, que inclui prova online de matemática, apresentação de um certificado internacional que comprove fluência em Inglês e entrevista por Skype em Inglês. Durante a palestra, o Professor João também apresentou as vantagens de se estudar em Portugal, país que consta como o 7º com melhor nível de receptividade no mundo e o 5º país mais pacífico do mundo, de acordo com o World Economic Forum.
Mais uma universidade para compor o menu de alternativas internacionais de nossos alunos.

Tags: , ,