Notícias

Panorama de Santa Teresa: os rios como parte da paisagem

28 junho de 2018

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub

Na cidade ou no campo, os rios constituem parte integrante da paisagem natural ou humanizada, visto que são fonte de vida para a flora e a fauna locais, além de base para o desenvolvimento sustentável. Mesmo assim, em muitos contextos não merecem tratamento respeitoso por parte das comunidades a que servem, sendo alvo de depredações e degradações que retiram seu viço e vigor.

Felizmente, não é este o quadro que se verifica em Santa Teresa,  já que os rios São Pedro e Timbuí compõem o cenário paisagístico da cidade, juntamente com casarões tombados e edificações arquitetônicas preservadas, num conjunto harmonioso que orgulha moradores e encanta visitantes.

Este traço peculiar de Santa Teresa – uma cidade no entorno de águas que provêm de todos os lados e ressurgem entre pontes, casarios e até um museu – serviu de inspiração para o concurso cultural vinculado à viagem de Santa Teresa, projeto destinado aos quartos anos do Fundamental, cujo principal objeto de estudo, nas Ciências Sociais, a geografia física e humana que molda a cultura, economia e identidade em diferentes paragens.

Os alunos foram desafiados a tecer contribuições individuais para montagem de um painel ideográfico da cidade às margens dos rios – em linguagem mais precisa, um mapa hidrográfico com outra roupagem. Para tanto, escolheriam um foco da rica paisagem natural ou arquitetônica da região que visitarão em agosto para retratá-lo em desenho estilizado e linguagem expositiva/informativa,  compatível com as Ciências Sociais.

As livres escolhas dos alunos recaíram sobre pontos turísticos-culturais mais conhecidos, mas também sobre detalhes que costumam passar despercebidos. Ora atuaram como copistas cuidadosos em retratar o real, ora como recriadores dispostos a dar vazão à imaginação infantil. Embora priorizando a informatividade, houve quem não conseguisse conter a veia poética.

O resultado final do processo configura um conjunto expressivo de produções, aptas a compor um panorama do que há para ver, sentir e usufruir na Terra dos Colibris.

Feita a contextualização necessária para compreender o processo, divulgamos o resultado do Concurso Cultural vinculado à Viagem Acadêmica de Santa Teresa/2018, em que foram premiadas cinco produções mais expressivas (com base na conexão entre imagem e escrita) e concedidas menções honrosas por diferentes critérios: expressão escrita, qualidade da imagem, poeticidade e consciência ambiental. Além das produções vencedoras, muitas outras revelam cuidado na elaboração e serão aproveitadas na culminância do trabalho.

Em reconhecimento ao envolvimento de professoras e alunos com o pragmatismo e a filosofia do trabalho, foi dado um retorno a todas as turmas por ocasião da entrega de medalhas aos vencedores, além do que foi exposto um painel nos corredores do prédio do segmento para tornar público o resultado para outros integrantes da comunidade educativa. Ao final desta matéria, os leitores podem conhecer em detalhes as produções vencedoras.

Nossa intenção inicial é, durante a viagem acadêmica em agosto, entregar os “mapas-painéis” a representantes da Municipalidade, administradores de centros culturais e empreendedores locais, o que dará maior repercussão e afetividade ao trabalho, em sua função social e espírito cidadão.

Assim, os alunos-viajantes deixarão marcas de sua passagem pelos locais visitados, numa mostra de que o verdadeiro viajante é aquele que cria vínculos com pessoas e paisagens, com o material e o intangível. E a comunidade teresense, reconhecida por seu envolvimento com causas ambientais e preservação do patrimônio natural/arquitetônico, receberá de presente uma produção funcional e estética, para visibilizar as potencialidades de uma cidade que pratica conscientemente sua função educativa.

Concurso cultural – RESULTADO

Resultado do CONCURSO CULTUTAL panorama de Santa Teresa – 2018 – MENCAO HONROSA CONSCIENCIA AMBIENTAL

Resultado do CONCURSO CULTUTAL panorama de Santa Teresa – 2018 – MENCAO HONROSA POETICIDADE

Resultado do CONCURSO CULTUTAL panorama de Santa Teresa – 2018 – MENCAO HONROSA QUALIDADE ESTETICA

Resultado do CONCURSO CULTUTAL panorama de Santa Teresa – 2018 – MENCAO HONROSA TEXTO ESCRITO

Resultado do CONCURSO CULTUTAL panorama de Santa Teresa – 2018 CONEXAO ENTRE IMAGEM E ESCRITA

Resultado do CONCURSO CULTUTAL panorama de Santa Teresa – 2018

Conjunto de produções exposto no prédio

MURAL

Flashes de entregas das medalhas

Tags: , ,