Notícias

Projeto Artista Capixaba

11 abril de 2018

Alunas: Haila Gonçalves (9º A) e Ângela Modenesi (9º A)

O Projeto Artista Capixaba, que ocorre desde 2014 com os alunos dos 9os anos, tem o objetivo de possibilitar um maior contato com artistas locais e, com isso, a apreciação de suas produções artísticas. Ao longo desses anos, nomes como Celina Rodrigues, Ângela Gomes, Heloisa Monjardim e Ana Paula Castro passaram pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci e foram objetos de estudo de muitos alunos, que puderam, com o projeto, ter um contato mais próximo com figuras importantes para a cultura artística capixaba. Neste ano, o artista escolhido foi Wagner Veiga, que, apesar da naturalidade paulista, tem o seu foco artístico voltado para o Espírito Santo, onde reside há quase cinquenta anos.

aes02

Convento da Penha – Vila Velha

Como parte de uma prática pedagógica calcada na perspectiva cultural, ideário do Da Vinci desde sua fundação, o projeto tem se desenvolvido durante o primeiro período letivo de 2018, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, numa abordagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados durante este processo.

Para sua realização, os alunos estão, a partir do estudo da obra, produzindo releituras de quadros de Veiga na Oficina de Artes, obras essas que poderão ser apreciadas numa exposição que ocorrerá na escola ao fim de maio, aberta a toda a comunidade. Além disso, as turmas estão encarregadas de montar murais, confeccionar convites, montar e divulgar a exposição. Antes dela, como forma de aprofundar os objetivos contemplados nesse trabalho, ainda no mês de abril Wagner ministrará uma palestra às turmas, na qual falará sobre suas obras, suas inspirações e sua vida. Tal evento, tal qual todas as atividades que englobam o Projeto Artista Capixaba, é pensado, organizado e desenvolvido pelos próprios alunos. Dessa forma, o que se vê é um projeto que tem como foco a autonomia dos alunos, reconhecendo-os como seres pensantes, críticos e produtores de seu próprio conhecimento.

Tags: ,