Notícias

Projeto “Artistas Capixabas”: Heloísa Monjardim

13 outubro de 2016

Por Joelmo Costa

Encontro com a artista

“A pintura é a impressão digital do artista”, foi com essa frase que a pintora Heloísa Monjardim abriu o encontro com as turmas de 9º ano aqui no Da Vinci. Durante o encontro, Heloísa respondeu às perguntas dos alunos discorrendo sobre a sua vida e a sua obra, enquanto as imagens de suas belas pinturas eram projetadas.

1

2

4

3

A visita dessa grande artista está dentro do projeto da disciplina de Arte intitulado “Artistas Capixabas” realizado há três anos no Da Vinci e que culmina com uma exposição no final de novembro, contento as obras da artista e a releitura dos alunos. Nos dois últimos anos, os alunos estudaram, respectivamente, as obras de Celina Rodrigues e Ângela Gomes.

 

Trajetória da artista

A trajetória de sucesso de Heloísa Monjardim teve início muito cedo, ainda criança, quando decidiu participar das aulas de pintura oferecidas no Colégio do Carmo.

Heloísa se formou em Artes Plásticas, se aperfeiçoou com o tempo e colocou toda a sua sensibilidade e técnica a serviço da pintura, nos presenteando com telas que foram expostas além das fronteiras do nosso país, como em Milão, Copenhagen, Houston e Osaka.  Hoje, seus trabalhos podem ser encontrados nas principais galerias do Brasil e em diversos países, como Japão, Itália, Estados Unidos e Dinamarca.

Com a técnica que busca sempre a perfeição nos detalhes, ela navega artisticamente entre o estilo que vai do abstrato com cores fortes às cenas bucólicas e paisagens de um estilo mais clássico. São mais de 60 anos de profissão e um acervo riquíssimo que agora é estudado pelos alunos.

 

Ensino Infantil

Além do Ensino Fundamental, o Infantil também está apreciando os quadros de Heloísa Monjardim. Foi montado para as crianças desse segmento (assim como nos anos anteriores com outros artistas) um museu temático com as principais obras da artista e os cenários que formam o seu universo.

1

2

3

4

5

6

 

Desde cedo, os alunos são estimulados a visitar um espaço cultural, dando os primeiros passos no fantástico mundo da arte. Depois da palestra com os jovens de 9º ano, Heloísa visitou o museu do Infantil e se emocionou quando um aluno na inocência lúdica dos seus quatros anos, espantado lhe perguntou: você existe?

É o poder que a arte tem de sensibilizar e transportar as pessoas para um mundo imaginário e de construção dos significados.

Tags: , , ,