Notícias

Projeto de Literatura dos 5os anos

2 maio de 2017

“Tudo vem dos sonhos… Primeiro sonhamos, depois fazemos.”
Monteiro Lobato

Para estimular o sonho, a imaginação e o gosto pela leitura, os 5os anos iniciaram, dia 30 de março, a primeira, das várias etapas do Projeto de Literatura, que tem em Monteiro Lobato, seu embasamento.

As professoras apresentaram um teatro em que Lobato retorna à vida, junto à Emília e Tia Nastácia, resgatando um pouco da sua vida: a infância na fazenda São José do Buquira, os estudos em São Paulo, o casamento com Purezinha, seus filhos, a luta pelo petróleo, a criação do Sítio do Pica-Pau Amarelo, sua prisão e a herança literária deixada para todos.

5

6

7

8

10

Dando continuidade ao projeto, vemos como essencial a participação dos alunos como propagadores do Dia Nacional da Literatura Infantil, que tem como patrono Lobato, para que os mesmos sintam-se coparticipantes da missão de disseminar a importância da leitura para o desenvolvimento do sujeito crítico e criativo.

Na sequência do projeto, alguns alunos apresentam nas salas do Fundamental I uma pequena dramatização das personagens primárias de Lobato e convidam os alunos das outras séries a apreciarem a exposição da herança literária deixada à nós por esse importante autor.

1

2

3

4

No decorrer do ano, são lidas biografias sobre Lobato e as obras escritas por ele, escrevem resenhas e socializam-nas com os colegas, o que gera um pensar coletivo sobre a própria escrita.

Este projeto tem como culminância a Viagem Acadêmica, aguardada ansiosamente pelos alunos, a Taubaté, onde, após todos os estudos, a emoção de pisar na terra de “alguém” tão próximo… tão conhecido… torna-se um sonho realizado.

“Assim como é de cedo que se torce o pepino,
também é trabalhando a criança
que se consegue boa safra de adultos.
Monteiro Lobato”

Tags: ,