Notícias

Torneio de Xadrez dos 5os anos

20 dezembro de 2017

Por Kelly Cristina Silva de Menezes Lugão

Durante todo o ano de 2017, as turmas dos 5ºs anos trabalharam o Xadrez nas aulas realizadas na Sala de Jogos do Fundamental I.

O Xadrez é um dos jogos mais populares do mundo sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores ou profissionais), clubes, escolas e até pela internet. É um jogo que estimula o raciocínio lógico, aumenta a autoconfiança, exige responsabilidade, instiga a imaginação e a versatilidade, demanda a capacidade de planejamento, proporciona o respeito ao adversário e auxilia as crianças que têm dificuldades em matérias que envolvem cálculos.

No início do ano, com a leitura do livro “A História do Xadrez” de Horacio Cardo, através da lenda de Sissa, passaram a conhecer o jogo e suas regras de uma maneira mais divertida. Nas aulas que se seguiram, sem nenhuma preocupação com estratégias, começaram a treinar o movimento de cada peça e acrescentando outras peças gradativamente, para que memorizassem bem a movimentação do jogo.

A partir deste momento, eles começaram a desenvolver habilidades relacionadas à observação do entorno e passaram a considerar o pensamento do oponente antes de realizar suas jogadas.

A culminância ocorreu a partir de setembro onde se deu início o 18º Torneio de Xadrez do Centro Educacional Leonardo da Vinci, envolvendo apenas os alunos dos 5ºs anos. Sagraram-se campeões das turmas Henrique Sousa Fagundes (5º ano I-1), Gabriel Alves Salviato (5º ano I-2), João Azzari Cabas (5º ano A) e Victor Valentim Nunes (5º ano B), que foram premiados com uma medalha cada um.

Após os quatro alunos campeões jogarem entre si, sagrou-se campeão das turmas dos 5ºs anos, vencendo as três partidas, o aluno Victor Valentim Nunes do 5º ano B, que foi premiado com um jogo de xadrez.

1

2

3

Tags: