Notícias

VII Fórum Da Vinci – Encontro Preparatório (II)

4 agosto de 2014

Por Agnês Ribeiro (2ª série I3) e Maria Luísa Zanotti (1ª série I1)

O Fórum Da Vinci está chegando, por isso, na sexta-feira (25/07) ocorreu o segundo encontro preparatório no qual foram discutidos temas como a linguagem diplomática, a vestimenta apropriada e o DPO (Documento de Posição Oficial).

O encontro teve início com uma palestra do professor e ex-diplomata Luiz Henrique Menezes que exaltou a amplitude do projeto na vida acadêmica dos alunos, e afirmou “O Fórum permite treinar habilidades que temos na sala de aula, sendo aplicadas no dia a dia”. Além disso, o palestrante explicou que a linguagem dentro do fórum, seja na fala, vestimenta ou comportamento, são detalhes essenciais para o melhor funcionamento dos debates. Segundo Luiz Henrique, é preciso que a educação e a delicadeza sejam mantidas ao longo das discussões para que possam ser resolvidas a partir do diálogo, pois a qualidade do argumento é mais importante que o tom de voz usado.

img_5031

img_5023

Também foi discutido por uma das coordenadoras do projeto, Lorena Bonadiman, a importância da vestimenta no ambiente do fórum. Lorena exemplificou alguns modelos que devemos seguir, exaltando que a formalidade é de fundamental importância para a ocasião do evento.

captura-de-tela-2014-07-30-s-14-58-11

A orientadora Zuleme Cruz reforçou as falas e ressaltou a valor do comportamento dos alunos durante as sessões nos comitês e o diferencial de um projeto como este na formação dos mesmos.

Para finalizar, os delegados foram orientados pelos professores Joelmo Costa e Marcelo Moretto, em como fazer o Documento de Posição Oficial (DPO) e como esse será usado durante o fórum. O DPO é um elemento essencial nas etapas de procedimento de estudo e um orientador para a posição diplomática de cada país.

Até o próximo encontro!

banner

VII Fórum Da Vinci – 15 e 16 de agosto de 2014

Tags: