Notícias

Aluno do Da Vinci conquista mais uma medalha na Olimpíada Brasileira de Robótica

30 setembro de 2016

Por João Duarte Saleme de Sá

O aluno Luiz Felipe Gama Di Grado, atualmente no 8º ano I2, obteve destaque na Modalidade Prática da Olimpíada Brasileira de Robótica – 2016 – conquistando a medalha na categoria inovação, na etapa capixaba que ocorreu no Ginásio do SESI de Jardim da Penha, no dia 03 de setembro desse ano.

a

b

Junto com sua dupla Júlia Monteiro Vieira Nogueira, competiram com mais oito equipes da mesma faixa etária.

Nas palavras de Luiz:

“Enfrentamos diversos problemas de vários tipos durante a confecção do robô (desde montagem até programação). O robô ia cada dia funcionando melhor e tomando mais forma. De vez em quando apareciam uns problemas, mas eram logo corrigidos. No dia da competição fizemos todos os ajustes necessários e competimos. Apesar de todos os problemas e desafios que enfrentamos, no final ganhamos o Prêmio de Inovação, pois enquanto as outras equipes utilizaram o Sistema LEGO, nós construímos o nosso robô a partir da plataforma Arduíno”.

O Arduíno é uma placa de circuito composta por um controlador, algumas linhas de entrada/saída digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagir em tempo real.

c

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

d

e

O Da Vinci parabeniza o aluno por mais essa brilhante conquista.

Tags: ,