Notícias

Alunos visitam exposição de Portinari

2 dezembro de 2013

Buscando aprimorar na disciplina de Artes a oportunidade de conhecer e desenvolver um repertório cultural sobre as artes plásticas, com o intuito de incentivar o aluno a exercer o senso crítico e a percepção da poética visual, foi realizado no dia 28 de novembro, uma excursão pedagógica ao Palácio Anchieta com o objetivo de apreciar a exposição “Portinari na coleção Castro Maya”.

Estudantes de 6º ano Integral do Da Vinci tiveram contato com obras de um dos maiores artistas brasileiros do século XX. A visita à exposição, que conta com cerca de 40 obras de Candido Portinari, foi acompanhada pelas professoras Mazinha Tristão e Míriam Katia Lorenzoni, que lecionam a disciplina de Artes para as turmas e da Orientadora Educacional do Fundamental II, Valéria Assad.

foto01

foto02

foto03_0

foto04

foto05

Miriam conta que a visita foi de extrema importância para o aprofundamento cultural dos alunos. “Eles puderam conhecer um pouco mais sobre as obras deste artista brasileiro, que ganhou visibilidade mundial”.

O escritor Jorge Amado escreveu sobre Portinari: “Foi um dos homens mais importantes do nosso tempo, pois de suas mãos nasceram a cor e a poesia, o drama e a esperança de nossa gente. Com seus pincéis, ele tocou fundo em nossa realidade”.

 

Exposição

A mostra celebra o reconhecimento a uma amizade antiga. A relação entre o pintor Cândido Portinari (1903-1962) e o mecenas e colecionador de obras de arte nacionais Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968). As obras da exposição foram adquiridas entre as décadas de 1940 e 1960, e, numa atitude pioneira e generosa por parte do mecenas, foram transformadas em patrimônio público. Com isso, a Coleção Castro Maya se tornou o maior acervo público de obras de Portinari.

flores-1947

Flores. 1947. Óleo s/ tela.

menino-com-pio-1947

Menino com pião. 1947. Óleo s/ tela.

A mostra reúne pinturas, desenhos, gravuras e documentos em três núcleos distintos. O primeiro, ‘Colecionador’, destaca a relação profissional entre os dois e reúne obras como Menino com Pião, O Sonho, A Barca, O Sapateiro de Brodósqui, Grupo de Meninas Brincando, Lavadeiras e Morro nº 11. O núcleo ‘Mecenas’ é o resultado das encomendas de Castro Maya ao artista e terá gravuras como Menino a Chupar Cana, Trabalhadores do Engenho, Retrato de Menino, Velha Totonha e Homem a Cavalo. Por fim, ‘Amigos’ tem foco sobre os registros, fotos, documentos e obras, como o Retrato de Castro Maya, que testemunham o afeto e as afinidades que uniram Portinari e Castro Maya.

Cândido Portinari

portinari

Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Em suas obras, o pintor conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo e aproximou-se da arte moderna europeia sem perder a admiração do grande público. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura. O resultado é uma arte de características modernas.

Tags: ,