Notícias

Aprendendo a Ouvir 2015 – 1º concerto

9 abril de 2015

No dia 06 de abril foi realizado o primeiro concerto do Projeto Aprendendo a Ouvir 2015. O projeto – em seu 14° ano de existência, pretende formar plateia em música, oferecendo concertos didáticos a estudantes dos 2os aos 5os anos do Fundamental e seus pais.

Assim como em anos anteriores, os concertos são temáticos. Neste ano o concerto é baseado no tema pedagógico abordado durante todo o ano letivo de 2015, “Monumentos e Movimentos” – que retrata a diversidade étnica que configura a formação do povo capixaba.

Neste primeiro concerto, a Banda Casaca, atuante no mercado musical capixaba há 15 anos, apresentou um show acústico, com cinco integrantes. Casaca, tambor de congo, baixo…é com essa mistura original que o grupo compõe suas músicas.

2_10

O concerto começou com Da Da Da, a música que serviu para acordar o robô Spirit em Marte, em 2004. Na sequência pudemos ouvir sucessos da banda como “Anjo Samile” e “Sereia”.

O grupo também interpretou clássicos do congo tradicional, como “Madalena” e “Santo Antônio”. A banda Casaca toca um som que mistura música pop e congo.

4_9

A pedido do professor de música Pedro de Alcântara, eles demonstraram o som do tambor de congo e da casaca no ritmo tradicional, enfatizando as diferenças entre as “levadas” da Barra do Jucu, Serra e de Cariacica. “Um privilégio para quem pôde comparecer e aprender um pouco mais sobre a cultura de nossa gente, através de um movimento que já virou monumento: o congo capixaba” comentou Pedro.

5_8

Como ingresso, foram arrecadados 372 latas de leite em pó, que serão doadas ao Instituto Sem Fronteiras.

O próximo concerto acontecerá em julho.

Tags: ,