Notícias

Apresentações do projeto MPB

5 setembro de 2013

Por Joelmo Costa

Uma manhã musicalmente prazerosa e de significativa aprendizagem. Eis o resultado final do projeto MPB, realizado pelos alunos no último dia 23 de agosto, no anfiteatro do Da Vinci. Cada turma da 2ª série do Ensino Médio elaborou uma apresentação e compartilhou com os colegas das outras turmas um movimento musical brasileiro estudado em sala de aula e durante os horários de estudo. A 2ª série I1, por exemplo, escolheu como mote a representação de uma “viniçada” (encontro que Vinícius de Moraes fazia em sua casa para reunir os amigos de bossa). As turmas 2ª série I3 e 2ª série I4 que representaram, respectivamente, o Tropicalismo e a Jovem Guarda, apresentaram um programa de auditório. Já a 2ª série I2 organizou um telejornal e pequenas dramatizações para compartilhar as composições que marcaram o rock dos anos 80.

No projeto, os alunos são divididos em grupos que analisam as composições, biografias, período histórico e as músicas representativas de quatro grandes movimentos musicais (Bossa Nova, Tropicalismo, Jovem Guarda e Rock dos anos 80) ocorridos no Brasil durante o século XX. Para se contextualizarem, os alunos leram o livro Noites Tropicais de Nelson Motta; participaram de uma mesa redonda musical com estudiosos da MPB (Tarcísio Faustini, José Roberto Santos Neves e Geraldo Cunha) e finalizaram o projeto com apresentações diversificadas que contemplam literatura, história, arte e geografia.

A poesia de Vinícius de Moraes e Tom Jobim; os versos de protestos de Caetano Veloso e Gilberto Gil; o rock “ingênuo” de Roberto e Erasmo Carlos e as composições ainda contemporâneas de Herbert Viana, Cazuza, Arnaldo Antunes e Renato Russo dialogaram entre si por meio de interpretações, declamações, “quiz” com a plateia, entrevistas e é claro, muita musicalidade. A empolgação demonstrada pelos alunos nas interpretações das músicas que marcaram cada movimento confirmou a riqueza/originalidade de nosso acervo musical e a importância de oportunizar para as novas gerações as vivências e histórias da Música Popular Brasileira.

Algumas fotos das apresentações:

foto01_7

foto02_6

foto03_3

foto06_3

foto07_3

foto08_1

Tags: ,