Notícias

Atividade de Geografia – 6º ano

2 setembro de 2013

Por Juliano Tonon

Ao longo do 2º período de 2013, os alunos de 6o ano trabalharam, na disciplina de Geografia, o famoso e importante livro de Júlio Verne, A volta ao mundo em 80 dias. Esse livro, assim como toda a obra de Verne, insere-se em um gênero literário classificado como Literatura de explorações e aventuras, cujos conteúdos estão repletos de histórias sobre grandes viagens, deslocamentos impensáveis (para o século XIX), descrições de lugares fantásticos e exploração de novas terras.

foto1_3

foto2_2

Por meio de uma grande riqueza de detalhes, o autor passeia pela fronteira entre as descrições científicas das paisagens que eram feitas por exploradores naturalistas e a literatura de viagem, contribuindo também para o desenvolvimento da ciência geográfica.

No caso específico do livro em questão, os alunos aprofundaram conceitos cartográficos como as coordenadas geográficas, os fusos horários e a produção de mapas, além, é claro, de conhecerem um pouco mais sobre Júlio Verne.

foto01_6

foto02_5

Este trabalho foi desenvolvido, de forma específica, como atividade de 3ª nota do 2º período. As etapas de desenvolvimento foram realizadas da seguinte maneira:

  • Leitura coletiva e individual do livro A volta ao mundo em 80 dias;
  • Apresentação da biografia de Júlio Verne;
  • Produção de um mapa-múndi político, destacando as cidades por onde os personagens passaram;
  • Atividades escritas relacionando o livro aos conteúdos geográficos;
  • Ilustração de uma das paisagens relatadas no livro.

Um dos objetivos dessa atividade foi promover um diálogo entre a Literatura e a Geografia, contribuindo para desenvolver com os alunos a ideia de que os textos literários podem servir como fonte de pesquisa para o aprimoramento dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula.

 

 

Tags: , ,