Notícias

Como andam sua pressão arterial e sua frequência cardíaca?

4 novembro de 2013

Por Hudson Donadia

foto01_19

Com o objetivo de relacionar as variações de pressão e frequência cardíaca com a realização de uma atividade física, os alunos de 8º ano do Ensino Fundamental II, durante uma aula de Ciências, puderam aferir sua pressão arterial e os batimentos cardíacos em dois momentos: inicialmente em repouso, na sala de aula, em que foram medidos os valores das pressões sistólica e diastólica e, posteriormente, após uma breve corrida na área verde da Escola.

foto02_18

foto03_14

Durante essa aula, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma situação real de alteração nos valores de pressão e puderam discutir possíveis motivos que levaram a essa alteração.

foto04_9

Junto ao contexto da pressão arterial, foram debatidas questões sobre as reações provocadas pela atividade física, como cansaço, aquecimento do corpo e mudanças na respiração.

Por meio dessa atividade prática, a compreensão do conteúdo específico foi ampliada, uma vez que nos debates em sala de aula, realizados após a atividade, os alunos relacionaram o que foi abordado na aula com outros conhecimentos, como idade, alimentação e frequência de atividades físicas, bem como os problemas decorrentes do aumento da pressão arterial.

foto05_10

Tags: