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Concursos de Redação – Fundamental II

11 novembro de 2013

Por Luiz Henrique Menezes

Sendo uma Escola de perspectiva cultural, o Da Vinci está sempre interessado em desenvolver atividades que potencializem as habilidades de seus alunos. Nas aulas de Língua Portuguesa, é recorrente o trabalho com gêneros textuais, o qual visa a preparar o aprendiz para interagir nas mais diversas situações, de modo que ele seja capaz de expressar-se adequadamente.

Todos os anos, a área de Língua Portuguesa organiza concursos de redação internos, como forma de estimular o debate, a reflexão e a noção de que escrever é um processo, que requer inspiração e transpiração.  Assim como os grandes textos pedem leitura e releitura, o ato de escrever exige um constante ir e vir, partindo da organização das ideias em um rascunho preliminar até a escritura final que, paradoxalmente, não é definitiva, pois sempre cabem reescrituras.

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Ficamos felizes quando os alunos obtêm bom desempenho em suas produções escritas, mas ficamos mais satisfeitos ainda quando eles adquirem a noção de que a escrita é esse processo permanente, que envolve escrever, reescrever, anotar, corrigir, ampliar, cortar, enfim, trabalhar o texto.

Guimarães Rosa costumava dizer que, se alguém quisesse ser escritor, seria preciso abrir um tempo na agenda diária para essa tarefa. Clarice Lispector, por sua vez, anotava todas as ideias que lhe vinham durante o dia (o que se chama inspiração) em pequenas tiras de papel, para depois dar-lhe forma, também por intermédio do trabalho diário que, no caso dela, acontecia nas primeiras horas da manhã. Não temos a pretensão de formar escritores, mas sabemos que o bom domínio da linguagem permite o acesso ao mundo do saber (das ciências, das artes, da filosofia).

Este ano, a agenda do Da Vinci trouxe como tema transversal a nortear os trabalhos pedagógicos a influência das diversas etnias na formação do povo capixaba. Em função dele, dois subtemas foram gerados e disponibilizados para a reflexão dos alunos: a) as narrativas dos irmãos Grimm; b) o fato de que precisamos aprender a conviver com a diferença, combatendo a intolerância e o preconceito.

Por isso, no âmbito do concurso, os sextos anos fizeram releituras dos contos de Grimm; os sétimos produziram notícias sobre a influência dos contos de Grimm na história de vida dos leitores; os oitavos e nonos puderam escolher, a partir da temática da intolerância e do preconceito, se escreveriam uma narrativa ou produziriam um artigo de opinião.

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Para nós, todos os alunos que se envolveram estão de parabéns e, claro, congratulamos de maneira especial os nossos campeões. Parabéns!!

Redações vencedoras:

Concurso – sexto ano

Concurso – setimo ano

Concurso – oitavo ano

Concurso – nono ano

 

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