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Da Vinci é 1º lugar no ENEM, de novo!!!

5 outubro de 2016

enem2015

 

Gostaríamos publicamente de parabenizar os alunos, seus familiares e os professores das 3as séries do EM de 2015, pelo resultado obtido pelo Leonardo da Vinci nas provas do Enem.

Com 672,42 pontos de média, o Da Vinci aparece novamente em 1º Lugar no ranking do ES que reúne as escolas com mais de 30 alunos (agrupamento proposto pelo próprio MEC/INEP), resultado este que se faz ainda mais significativo quando considerado que a maioria dos alunos aqui avaliados cursaram simultaneamente a High School, tendo que dar conta do currículo americano em paralelo ao brasileiro.

Analisando o resultado em nível nacional, o Da Vinci, além de ser a única escola do estado a figurar entre as 100 melhores do país em todos os resultados publicados desde 2005, neste ano (resultado de 2015), dentro do seu grupo – escolas com mais de 90 alunos e índice de permanência superior a 80% – , figura em 22º lugar do Brasil, sendo a única destas que não aplica provas de seleção para ingresso na instituição.

Neste grupo das 22 melhores escolas do Brasil, o Da Vinci é ainda o que apresenta o menor índice de reprovação – tática condenada publicamente pelo MEC, mas praticada por algumas escolas para impedir que alunos com pior desempenho cheguem à 3ª série do EM e consequentemente baixem suas médias no ENEM.

Cabe ressaltar que os agrupamentos de escolas, pelas características ora mencionadas, foram estabelecidos pelo próprio INEP, a fim de corrigir distorções detectadas ao longo dos anos. Tal qual uma amostra pequena  de alunos permite uma imensa variação (para cima, ou para baixo) em função de vários fatores, a taxa de permanência acima de 80% é considerada ideal pelo MEC, por retratar mais fielmente o processo educativo ao avaliar, de forma panorâmica, alunos que estudaram nas mesmas escolas durante todo o Ensino Médio.

Infelizmente, o marketing das escolas, em resposta à divulgação do ranking de classificação do MEC/INEP, fez surgir algumas práticas questionáveis, tais como a de selecionar alunos de ponta da instituição para criar grupos de excelência visando à obtenção dos primeiros lugares no ranking ou ainda a prática de captar os melhores alunos para cursarem somente as terceiras séries do Ensino Médio, a fim de elevar a média da escola a ser avaliada.

Lembramos que, apesar da nossa pontuação média em Redação ter subido em relação ao resultado do ano anterior, trata-se de uma prova que até então não era levada em consideração pela UFES em seu processo seletivo.  Assim, vários alunos do Da Vinci não a fizeram, o que trouxe impactos para a média final aqui obtida.

O Da Vinci reafirma seu compromisso com a excelência em educação e com a coerência de princípios, não se dispondo a maquiar resultados, adotar políticas questionáveis de marketing ou excluir  qualquer aluno que seja de processos seletivos, interna e externamente.

Finalizando, ressaltamos que o resultado da maioria das escolas particulares de Vitória apresenta-se muito positivo, o que mostra que os alunos do ES estão em condições de disputar suas vagas nas melhores universidades do país.

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