Notícias

Encontro de Gerações!

20 agosto de 2014

Nos dias 05 e 06 de agosto, os alunos dos 2os anos do Ensino Fundamental, receberam alguns vovôs e vovós na escola para o Encontro de Gerações, onde eles dedicaram um pouco do seu tempo para compartilhar com as crianças as recordações da infância. O encontro tem o objetivo de trazer para os alunos a riqueza que o contato entre gerações diferentes pode propiciar. Nele, as crianças conhecem mais sobre a história de vida de seus avós, as experiências vivenciadas por eles, além de algumas brincadeiras da “época” deles.

Em sala de aula, durante aproximadamente 45 minutos, afetuosos relatos dos avós conduziram os alunos ao passado e desenharam um panorama da época das brincadeiras, das lembranças do tempo de escola, da infância, no sítio ou nas ruas de uma cidade pequena.

Durante as narrativas, houve apresentações com objetos semelhantes aos que utilizavam em suas brincadeiras, como a perna de lata, demonstração de trabalhos manuais que realizam ainda nos dias de hoje, como o crochê e também um pouco de suas habilidades musicais.

2_1

2_3

O Encontro de Gerações é uma das etapas do Chá dos Avós, um dos projetos mais tradicionais do Da Vinci.

O projeto Chá dos Avós tem início ainda no 1º semestre letivo, quando os alunos estudam sobre sua identidade (eu, meus pais, meus avós), pesquisam sobre seus nomes e suas histórias, e, posteriormente, passam a se aprofundar na história de suas famílias e a adquirir informações para confecção de suas árvores genealógicas.

Esse momento de trocas de conhecimento e afetuosidade é muito significativo na faixa etária desses alunos.

Para finalizar, no dia 25 de agosto será realizada uma confraternização entre os estudantes dos 2os anos e seus avós. Uma tarde muito especial e alegre para todos os envolvidos, que brincam juntos, lancham e visitam a exposição com todo o trabalho desenvolvido pelas crianças no decorrer do projeto.

O Chá das Avós, mais que propiciar a rica troca de conhecimento entre gerações, exalta o respeito pela memória, valoriza a ascendência e propicia o resgate da história individual.

Tags: ,