Notícias

Entrevista com Janaína Müller, sempre-aluna.

13 novembro de 2015

Dando continuidade ao projeto onde publicamos em nosso site entrevistas com sempre-alunos, conversamos com a sempre-aluna Janaína Müller, formada em Direito e que recentemente fez um discurso na abertura da ROMUN 2015, modelo de simulação da ONU, que aconteceu no mês de outubro, em Roma.

1_61

O objetivo é não perdermos o contato com nossos sempre-alunos e sabermos onde estão trabalhando, vivendo,… enfim, conhecermos um pouco da vida dos alunos que fizeram e fazem parte da nossa história.

Confira abaixo a entrevista:

01) Nome completo: Janaína do Socorro Sarmanho Müller

02) Idade: 24 anos

03) Em que ano se formou no Da Vinci? Quantos anos estudou na escola? 2009. Estudei seis anos no Da Vinci.

04) Prestou vestibular para qual curso, para qual faculdade? Quando formou? Direito, UFES. Formei em agosto de 2015.

IMG_3005

05) Com a conclusão da sua graduação, quais são os seus planos profissionais? Pretendo atuar na área de Direito Internacional e Direito Tributário Internacional, de preferência em uma organização internacional. No momento estou no processo seletivo para começar o mestrado ano que vem nos Estados Unidos e fazendo pós-graduação em Direito Tributário pelo IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários).

 

06) Recentemente você esteve em Roma participando da ROMUN (Rome Model United Nations) 2015, modelo de simulação da ONU, onde fez um discurso na cerimônia de abertura. Como foi participar deste grande evento? Poderia nos falar um pouco dos assuntos abordados? Foi uma experiência muito enriquecedora. Quando estudava no Da Vinci, participei de diversos fóruns. E, mesmo durante a faculdade, ainda participei de dois fóruns onde atuei como mesária. Essa experiência prévia que eu tive na escola foi ótima, pois me deu uma bagagem para saber o que faria na ROMUN. Fui para Roma em função de um convite feito por uma colega que conheci ano passado em Oxford. Com mais de 500 participantes, fui uma das 30 pessoas escolhidas para fazer um discurso na cerimônia de abertura. Foi uma ótima surpresa quando recebi a notícia.

O tema desse ano no meu comitê foi a Sustentabilidade de Pequenas e Médias Empresas.  Discutimos sobre as opções de financiamento desse tipo de empresa, assim como quais os tipos de atitudes que devem ser tomadas para que estas alcancem a sustentabilidade, principalmente no que diz respeito aos países em desenvolvimento. Além de todo o aprendizado, outro aspecto muito bom da ROMUN foram as pessoas de diversos países que conheci, entrando em contado com várias culturas diferentes.

3_47

 

07) Quais as principais lembranças da época em que estudava no Leonardo da Vinci? O Da Vinci foi muito importante para a minha formação, as minhas principais lembranças são das amizades que fiz na escola, muitas das quais eu convivo até hoje. Na minha sala na UFES, oito pessoas tinham feito terceiro ano comigo. Também não posso deixar de mencionar os meus professores, sempre muito atenciosos e competentes, que me passaram o conhecimento da melhor maneira possível. O teatro do segundo ano é outra lembrança que tenho até hoje, foi muito legal participar desse projeto.

 

08) Acha que o ensino que teve no Leonardo da Vinci contribuiu para sua vida, tanto pessoal quanto profissional? Sim, com certeza. Acho que o grande diferencial do Da Vinci é a sua interdisciplinaridade. A escola não se preocupa apenas em passar o conteúdo, mas em formar um cidadão para o mundo. Os projetos culturais são um ótimo exemplo dessa preocupação. Outra coisa que me marcou muito na escola foi ter contato com diversos idiomas. Fazer High School foi um passo essencial para mim, como também ter contato com o espanhol e o francês. Quando entrei para a faculdade, continuei o curso de francês e, agora, estou estudando italiano e alemão. Aprender um novo idioma é um hobby para mim, pois amo saber sobre novas culturas e ter contato com uma nova forma de ver o mundo. Além disso, é algo muito relevante quanto o assunto é Direito Internacional, área que escolhi seguir na minha profissão. Foi no Da Vinci que eu tive o primeiro contato com essa possibilidade de aprendizado e isso significa muito para mim.

 

09) Qual conselho daria aos nossos alunos? Algum conselho especial para os que sonham, um dia, tornarem-se profissionais da área do Direito? Aproveitar todas as oportunidades que o Da Vinci oferece. Acho que outra dica importante, apesar de ser até um pouco clichê, é buscar fazer algo que você realmente goste e se interesse. Tudo fica mais fácil quando sua escolha profissional é baseada nisso. No que diz respeito ao direito, é uma área com diversas possibilidades. O importante é encontrar o segmento que você mais se identifique e uma boa forma de encontrar tal segmento é participando de um grupo de estudos durante a faculdade, fazendo um estágio, participando de um congresso. Acho que estagiar durante a faculdade é essencial na área do Direito. E, claro, estudar muito e se dedicar.

Tags: