Notícias

Exposição dos alunos do 7º ano – Arte Gótica / Idade Média

16 julho de 2018

Oficina de Arte
Profas. Mazinha e Janine

Após estudar a arte abstrata, os alunos conheceram as obras do artista Ninhol.
Eles exploraram as obras do artista criando um fundo abstrato e transferindo para o papel vegetal. A transparência e divisões das cores e formas são características da técnica do vitral.

1

2

3

 

A ARTE ILUMINADA DE NINHOL

o dono dos “vitrais com uma luz santa”.

A ORIGEM DO ARTISTA:
4

Ninhol, apelido de infância de Jamerson Lima, natural de Olinda-PE é um artista gráfico/plástico contemporâneo.

Desde pequeno o menino Ninhol acompanhava seus familiares nas procissões católicas, comuns em Olinda e nas peregrinações a Juazeiro do Norte e Morro da Conceição em Recife.
Dessa mistura, do sacro e profano, desse sincretismo natural do povo brasileiro, nascem as imagens de Ninhol, com cores extremamente harmônicas, traços firmes, mas com leveza e serenidade de quem busca um milagre, ou oferece um ex-voto como agradecimento por uma graça alcançada.

Recheados de símbolos e signos, as imagens de Ninhol nos contam histórias, como se o seu imaginário, suas lembranças de infância e a pesquisa sobre os diversos personagens populares se quebrassem em mil pedaços de vidro colorido e se remontassem harmonicamente em sua obra.

Conscienciosamente, o artista Ninhol com seus vitrais, suporte tão entrelaçado à arquitetura dos templos católicos europeus, retratando passagens bíblicas, propõe-se a observar e rememorar vivências e transpô-las aos suportes de trabalho, como expressões vivas, revelando a relação da fé e da devoção popular, onde volumes e cores recompõem cenas poéticas de um universo sacralizado, mítico.

 

Tags: