Notícias

Alunos participam da International Journey of Science & Technology, nos EUA.

1 novembro de 2022

Dezesseis alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio do Da Vinci embarcaram no sábado, dia 29, para os Estados Unidos para participar da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela KSCIA International Space Academy, de 31 de outubro a 4 de novembro na Flórida.

Durante cinco dias, os estudantes participarão de uma experiência completa de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM – Science, Technology, Engineering and Math), que acontecerá no Centro para Educação Espacial – na área do Kennedy Space Center, localizado na região do Space Coast.

O grupo fará uma série de atividades hands-on (mão na massa) com aulas de robótica, plants in space (plantas no espaço), astrobiologia e ciência por trás dos foguetes. Além disso, os participantes farão uma visita técnica à universidade Florida Tech, participarão de atividades culturais relacionadas a área do STEM, e ainda terão a oportunidade de interagir com representantes de organizações espaciais (New Space) como Vaya Space, Space Laboratory, entre outras.

De acordo com a coordenadora de Programas Internacionais do Leonardo da Vinci, Lorena Rassele Croce, essa será uma oportunidade intensa de aprendizado em uma organização que é referência mundial. “Por ser imersivo e inovador, os alunos finalizam o programa muito estimulados e passam a se interessar ainda mais pelo espaço e a focar mais nas disciplinas de matemática, física, ciência e tecnologia, o que pode até influenciar na escolha das carreiras deles. Além disso, como acontece em toda experiência internacional, o aluno volta diferente, pois vivencia em curto tempo muitas experiências que aqui não teria oportunidade. Isso muda a visão deles de mundo”, opina Lorena.

Seleção

Os alunos participantes da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia foram selecionados pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci, a única escola do Espírito Santo e uma das cinco do Brasil que participam do programa, por terem as maiores notas em Matemática, Ciências, Química, Física, História e Geografia e competência linguística no inglês, uma vez que todas as atividades são conduzidas nesse idioma.

Segundo José Carlos Filho (JC), gerente de Projetos Latin America do KSCIA International Space Academy, um dos principais intuitos da organização é fomentar o interesse desses estudantes pela carreira espacial. “Através dessa parceria e experiência de vida esperamos descobrir novos talentos e inspirar esses jovens a buscar grandes oportunidades nas carreiras relacionadas à área espacial e STEM”, explica JC.

Os estudantes escolhidos são: Alice Devens Carvalho, Alice Nunes Magalhães, Diogo Stabauer Ribeiro Pimentel, Fernanda Boechat Peyneau Machado, Gabriel Moraes Kuniyoshi, Gabriela Guasti Pinto de Magalhães e Souza, Helena Hegner de Almeida, Ilan Klein Bermudes, Isabella Dias Torezani, Laura Borchio Simmer, Lorena Pimenta Valbão, Luiza Souza Rubim, Malu Trés de Carvalho Abaurre, Maria Eduarda Almonfrey Burns, Pedro Cabaline Mazzi e Pedro Torezani Colodetti.

De acordo com Pedro Cabaline Mazzi, estudante do 1º ano do Ensino Médio que embarca pela primeira vez nesta aventura de conhecimento e aprendizado, a jornada é a realização de um grande sonho. O jovem, que espera há 4 anos por essa oportunidade, já tem planos em mente: pretende seguir na área de Engenharia nos Estados Unidos. “Esta oportunidade que a escola oferece é uma experiência única que irá aumentar o nível acadêmico e contribuir na minha vida pessoal e estudantil”, afirma Pedro.

O Centro Educacional Leonardo da Vinci possui, desde 2016, convênio com a Michaelis Foundation for Global Education e a KSCIA International Space Academy para participação no programa educacional. Esta será a quinta viagem de alunos da escola para a Jornada e eles serão acompanhados pelos professores Lorena Rassele Croce e Francis Monteiro.

Acompanhe aqui!

A partir desta segunda, dia 31/10, acompanhe por aqui alguns registros das atividades.

Tags: , , ,