Notícias

O uso de plásticos em debate

20 dezembro de 2018

Por João Duarte Saleme de Sá

No terceiro período de 2018 os alunos dos 9os anos do Ensino Fundamental tiveram como tema gerador da terceira nota da disciplina de Química a mesma temática abordada pelo Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (Pnuma): a redução do consumo mundial de plásticos, especialmente pelo impacto que este tipo de material tem causado nos mares e oceanos. Segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de oito milhões de toneladas desse material não degradável vão parar nos oceanos todos os anos.

Os alunos iniciaram sua pesquisa assistindo o pronunciamento do secretário-geral da ONU, António Guterres, em mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente no qual, dentre outros aspectos, ele lembrava que as partículas de microplástico hoje presentes no oceano “superam as estrelas de nossa galáxia” (disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=EdEQjBVfFPA>). Assistiram também vídeos da campanha Mares Limpos, utilizaram reportagens da ONG internacional WWF (World Wide Fund for Nature), National Geographic, entre outras fontes, para se valerem de dados recentes e com isso conseguir criar campanhas mais pertinentes à realidade do local em que se encontram inseridos.

Os folders produzidos pelos alunos apresentam infográficos com informações atualizadas, trazendo imagens e dados referentes às consequências de cada tipo de objeto que acaba indo parar nos oceanos, levando os leitores a uma reflexão mais ponderada acerca desse tema tão relevante e necessário às discussões atuais.

Houve também produção de corais marinhos confeccionados com objetos plásticos (por eles coletados durante o terceiro período), para chamar a atenção dos demais alunos a respeito do assunto pesquisado. Durante todo o processo muitos alunos relataram que fizeram pequenas, mas significativas, mudanças nos seus hábitos diários, como a substituição das garrafinhas plásticas por metálicas e o uso de sacolas retornáveis, bem como a suspensão do uso de canudos e talheres descartáveis.

1jo

2jo

3jo

4jo

5jo

Tags: ,