Notícias

Projeto Parceria Solidária 2016

17 maio de 2016

Por Camila Gava Folli Carvalho e Joelmo Costa

Neste mês de maio, inicia-se mais um ano do Projeto Parceria Solidária. O projeto, que está no seu sexto ano, consiste numa parceria entre os alunos do Da Vinci e os da escola municipal Aristóbulo Barbosa Leão. Vinte e quatro alunos davincianos revezam-se, todas as sextas à tarde, para receber os alunos da escola parceira, que almoçam conosco e para depois terem aulas de Matemática e Inglês, dadas pelos nossos alunos voluntários.

1

2

3

O projeto, de caráter voluntário, se consolidou no Da Vinci, e nos últimos anos tivemos “lista de espera”, por parte dos alunos das duas instituições. Sem dúvida, é uma parceria enriquecedora para os nossos alunos, que se transformam em tutores e disponibilizam um tempo para o outro.

 

Visita à escola para a apresentação do projeto

No mês de abril, fizemos (coordenadores do projeto e alunos do Da Vinci) uma visita à escola parceira, momento no qual nos encontramos com os alunos do Aristóbulo que participarão do projeto, seus pais e direção da escola parceira. Nessa visita, expusemos para o grupo os detalhes do Parceria Solidária e conhecemos os novos alunos que serão beneficiados com o programa. Foi um momento de troca marcante, quando os dois alunos do Da Vinci, Caio Missagia e Anna Berriel, falaram de suas experiências como professores participantes do projeto no ano passado.

Depoimento da aluna da 2ª série do Ensino Médio, Anna Berriel:

“Estamos habituados a ver os estudantes do Aristóbulo, vestidos com suas camisas do Projeto, tímidos no território a princípio estranho do Centro Educacional Leonardo da Vinci. Do mesmo modo, senti-me inicialmente apreensiva e deslocada na Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão. Tal apreensão durou pouco, sendo substituída por uma imensa satisfação à medida que vivenciava uma pequena parte da realidade dos nossos alunos. Conhecer os ambientes escolares, ouvir alguns pais, rever os alunos e compartilhar experiências foram acontecimentos de uma curta manhã de aprendizado amplo e mútuo. O Projeto Parceria Solidária me proporcionou mais uma perspectiva; desta vez, pelos olhos das crianças para as quais nós, do Da Vinci, ministramos aulas. À vista disso, naquele dia, me senti especialmente orgulhosa de integrar um Projeto tão enriquecedor.”

1

2

3

Encontro dos alunos do Parceria Solidária na escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão

Preparação dos nossos alunos

Outro evento importante para os nossos alunos voluntários, foi o workshop realizado no dia 29 de abril no Da Vinci. Os temas trabalhados foram a operacionalização do projeto e a instrumentalização com técnicas básicas para atuação em sala de aula, além da montagem do plano de aula. Os alunos do Da Vinci, como professores, atuando e colaborando na aprendizagem de outros alunos.

Tags: ,