Notícias

Recital “Pai, poesia e paixão” – 8os anos

13 agosto de 2014

No dia 05 de agosto, os 8os anos apresentaram o recital Pai, poesia e paixão. Os alunos dos 7os anos foram convidados a assistir ao trabalho dos seus colegas. O Projeto Recital envolve as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. “O recital foi pensado como um exercício pedagógico que nos permite alcançar dois grandes objetivos. O primeiro é vivenciar algo que a literatura se presta muito bem a fazer que é permitir nos colocarmos no lugar do outro. É por causa disso que todo texto literário nos enriquece e com a poesia não é diferente. O segundo tem a ver com as habilidades necessárias para estar sobre o palco. Vencer a timidez, procurar se expressar com voz clara e pausada, transmitir uma emoção…”, explica o professor Luiz Henrique Menezes.

1_0

2_0

Os alunos que subiram no palco do Anfiteatro representaram as vozes de diversos pais. “Nós pensamos em um recital que pudesse trazer algumas vozes que expressassem o universo dos pais (foram vários poemas diferentes, de poetas diversos), mas com um foco especial no livro ‘De Ulisses a Telêmacos e outras epístolas’, do poeta capixaba Paulo Sodré, apresentado aos alunos durante palestra realizada no dia 21/05”, contou Luiz Henrique.

3_0

4_0

O tema norteador da escolha dos poemas foi “Somos nós, os capixabas”, tema transversal da agenda deste ano no Da Vinci. Neste contexto, o 1º ato e parte do 2º foram compostos por poemas de autores capixabas, em especial, do poeta Paulo Sodré.

Ainda na apresentação, alguns dos alunos cantaram músicas, como “O filho que eu quero ter”, de Vinicius de Moraes e “Como nossos pais”, de Belchior, e tocaram instrumentos.

5

A participação dos estudantes foi intensa e significativa, o que mostra o comprometimento dos mesmos em aprender e estarem mais próximos da arte e da cultura.

Tags: