Notícias

Mesa Redonda do Projeto MPB

9 julho de 2013

No dia 24 de junho, o Da Vinci organizou dentro do projeto MPB (realizado para as turmas de 2ª série do Ensino Médio), uma mesa redonda para discutir a música popular brasileira. A mesa de debate foi composta pelo pesquisador, engenheiro e radialista Tarcísio Faustini, que apresentou as particularidades da Jovem Guarda e do movimento Tropicalista; pelo escritor, músico, jornalista e crítico musical José Roberto Santos Neves, que compartilhou passagens importantes do Rock dos anos 80 e o impacto no cenário estadual; e também pelo violonista, compositor e cantor Geraldo Cunha que nos deliciou com as suas histórias e relatos sobre a criação da Bossa Nova e a sua convivência com os grandes nomes da MPB como Tom Jobim, Baden Powell, Pery Ribeiro e Maysa.

Geraldo Cunha nos brindou cantando músicas de sua autoria como Bossa na Praia, sua composição mais emblemática que já recebeu mais de 100 regravações no Brasil e no exterior.

O Projeto MPB encontra-se na sua 11º edição no Da Vinci e a palestra foi uma das etapas do projeto. Cada turma estudará e representará um movimento musical realizado no Brasil (Bossa Nova, Tropicalismo, Jovem Guarda e Rock dos anos 80) e no encontro de apresentação das turmas, no final de agosto, os trabalhos serão compartilhados. Como plataforma bibliográfica, os estudantes estão lendo o livro Noites Tropicais de Nelson Motta, orientados pela equipe de Língua Portuguesa.

Que venha a próxima etapa do projeto!

Tags: ,