Notícias

DA VINCI TALKS – Ideias inovadoras no estilo dos TED Talks

23 outubro de 2018

Por Cristiano Carvalho

O que torna uma apresentação inesquecível? Qual é a forma ideal de levar a minha mensagem ao meu público? Ao longo do primeiro semestre da 1ª série do Ensino Médio, os alunos que cursam o programa de High School do Da Vinci em parceria com a University of Missouri, estudam e aprendem na teoria e com muita prática como fazer uma apresentação em público. Um dos projetos do curso Speech 2 culmina com o “Da Vinci Talks”, uma coletânea de apresentações inspiradas nos TED Talks.

Os TED Talks são palestras curtas, em sua maioria de no máximo 18 minutos, que originalmente eram sobre tecnologia, entretenimento ou design. Atualmente essas palestras, que são chamadas de “Talks” pelo estilo conversacional que possuem, podem ser sobre qualquer assunto que “valha a pena ser compartilhado” (mote dos Talks). Entretanto, mais do que nunca, num mundo onde o acesso à informação está ao alcance do toque de um dedo em praticamente qualquer lugar, a seleção do que pode ser relevante à uma determinada plateia combinada com a forma de compartilhar uma ideia são aspectos cruciais para o sucesso de uma apresentação. Na escola, a partir do currículo, o aluno tem a oportunidade de aprender a praticar a oratória em um ambiente de baixo risco, onde um deslize não gera perda financeira ou de oportunidades profissionais. Uma eventual decisão equivocada será tão somente uma etapa da aprendizagem.

Todos os alunos da 1ª série de HS, que estão no segundo ano do currículo americano, escreveram seus Talks, ensaiaram, gravaram e submeteram texto e gravação à University of Missouri como parte da avaliação final de Speech 2. Ao recebermos os resultados das avaliações e das apresentações, e principalmente o feedback detalhado de cada uma delas, convidamos um grupo de alunos com as melhores avaliações para apresentarem seus Talks a alunos de 8º ano à 3ª série do Ensino Médio e familiares interessados. Os alunos escolhidos aprimoraram ainda mais suas apresentações e subiram ao palco para se apresentar desta vez não mais aos seus colegas de sala, mas à uma plateia de outros alunos e adultos que reservaram um tempo em suas agendas para ouvir, apreciar, refletir, rir, ou apreciar boas apresentações em público. O que presenciamos no final de tarde do dia 08 de outubro foi uma agradável coletânea de assuntos, tais como padrões de beleza, inteligência artificial, depressão e até dicas para conquistar uma menina.

Seguem abaixo, alguns registros fotográficos de nossos palestrantes.

1

RAFAELLA CURCIO EGASHIRA – 1ª I1 – Beauty Patterns

2

LUIZ FELIPE GAMA DI GRADO – 1ª I1 – Artificial Intelligence

3

AMANDA DELLACQUA MADEIRA – 1ª I1 – Fairytales

4

REGINA ZOCOLOTTI DÓREA – 1ª I2 – We Are Bigger Than We Imagine

5

FERNANDA PENINA MOREIRA CESAR – 1ª I2 – Depression

6

JOSÉ HENRIQUE SCARDUA FRIZZERA – 1ª I1 – Courting

7

LAURA DELLACQUA MADEIRA – 1ª I1 – The Power of Thoughts

8

JOÃO VICTOR SANTOS MACIEL – 1ª I1 – Values

9

GABRIELA TOLENTINO ORLETTI – 1ª I2 – Bugs

10

CAMILY DA COSTA COPPO – 1ª I2 – School Teachings

Tags: ,