Notícias

A arte existe porque a vida não basta

17 junho de 2020

Por Alexandre Zanotelli, Pedro de Alcântara e Joelmo Costa

A frase, dita por Ferreira Gullar como parte da original de Fernando Pessoa, basicamente reflete o momento atual. Outra importante frase foi dita por um grande cientista brasileiro: “a maior invenção da humanidade foi a ciência –  exceto pelas artes, que estão acima de todas as ciências”.
A Arte e as Artes são fundamentais neste momento, pois servem de alento para nossas vivências. Elas nos permitem sair do “concreto-pesado” para o “imaginário-leve”. Sensibiliza as pessoas e retrata o que vivemos, ao mesmo tempo que nos humaniza neste tempo de pandemia. Permite-nos olhar para dentro, para a história de cada um.
Assim como o artista consolidou seu sentimento no momento em que produziu sua arte, hoje o que foi pintado há tempos, serve como inspiração para reflexão e desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos.
Os estudantes dos 4º e 5º anos do Da Vinci foram estimulados pelas professoras de Arte, Lívia e Miriam, a observar e fazer releituras vivas de telas famosas e, desta forma, construíram a exposição que vocês poderão apreciar a seguir.
Entendendo, ainda, que poucas coisas combinam tanto quanto música e pintura, a abertura da exposição é composta de algumas imagens e dos acompanhamentos na flauta, com o aluno Guilherme D. Cabral de Castro, do 5º ano I1, e com o professor Pedro de Alcântara ao piano, que nos brindam com o belíssimo Hino à Alegria.
Boa diversão!

Tags: ,