Notícias

Aluna recebe bolsa de estudo e viaja à Alemanha

22 fevereiro de 2019

Uma grande oportunidade: aprofundar os conhecimentos na língua e na cultura alemã. A aluna da turma de alemão do Da Vinci, Ana Tereza Ribeiro Soares Pereira, 1ª série do Ensino Médio, esteve na Alemanha, entre os dias 05 e 27 de janeiro de 2019, participando de um curso de alemão. A estudante recebeu uma bolsa de estudo oferecida pelo projeto PASCH, do Goethe-Institut, a alunos de colégios parceiros.

Ana Tereza 1

No Da Vinci, que é parceiro exclusivo do Goethe no Espírito Santo, o ensino do alemão foi iniciado em 2009. Desde então, vários alunos tiveram a oportunidade de estudar no exterior. As bolsas de estudo proporcionam aos alunos contemplados a possibilidade de vivenciar a cultura alemã durante algumas semanas.

Ana Tereza ficou em Frankfurt, onde fez uma verdadeira imersão na cultura local e teve uma grande aprendizagem.

57 bolsistas do Brasil e de vários países foram selecionados para o programa, que incluiu intensa agenda de aulas e atividades extracurriculares e culturais realizadas ao longo das semanas.

Ao final do curso, foi submetida a prova de proficiência e aprovada.

Confira abaixo uma entrevista com Ana Tereza e fotos da viagem.

 Como foi a preparação de vocês para a viagem?
Um mês antes da viagem o Goethe disponibilizava atividades no site como quiz e cruzadinhas sobre a organização para a viagem.

 Conte um pouco sobre a experiência dessas duas semanas de imersão na língua alemã.
No início eu fiquei muito assustada pois não entendia muito bem a língua. Era a primeira vez que eu viajava sozinha e além disso, não tinha muita prática no idioma, os nativos falavam muito rápido. Mas ao passar dos dias tudo foi mudando. Fui notando a melhora do meu vocabulário, a minha compreensão dos diálogos, a minha fala…  É uma experiência bem desafiadora, mas a união do grupo foi fundamental para dias de aprendizados bem significativos.
O curso era até umas 15h, após isso, tínhamos as atividades dos monitores, que incluía passeios pela cidade, práticas esportivas, como patinar no gelo, e ida ao caraoquê.
Também fomos assistir a um jogo de hóquei e basquete. Fiquei impressionada como o público torce pelo seu time e o incentiva até o último minuto.

O que mais chamou a sua atenção durante essa semana?
Eu gostei muito do convívio com as diferentes culturas. Havia estudantes do Nepal, Nova Zelândia, Peru, Austrália, Panamá, entre outros países. Nas atividades, íamos conhecendo seus povos e cultura, ampliado meu conhecimento sobre esses locais. Os pontos turísticos também eram muito interessantes e gostei muito de um, em especial, a Main Tower, um moderno prédio que tem quase 200 metros de altura e é o quarto prédio mais alto não apenas de Frankfurt, mas também da Alemanha.  

Para você, qual a importância dessa experiência no aprendizado do idioma e o contato com a cultura germânica?
Muito importante. Vejo esta bolsa como um grande diferencial na minha vida pessoal e na minha vida acadêmica também. Eu penso em fazer Medicina e após conhecer a Goethe University Frankfurt me fez sonhar em fazer o curso lá. É isso que o estudo de uma língua faz, você quer ir mais longe, traz mais conhecimento e permite um diferencial em qualquer profissão que escolher. Expande seu horizonte e abre possibilidades inimagináveis.

1

Grupo pela cidade

2

Patinação no gelo

3

Apresentação de trabalho sobre o Brasil

4 grupo todo

Grupo com estudantes e monitores do programa

5

Passeio pela cidade

6

Jogo de hóquei

7

Na Main Tower

8 museu da matematica

Museu de Matemática

9 Universidade

Goethe University Frankfurt

Tags: , , ,