Notícias

Alunos de Middle School contam histórias

30 novembro de 2017

Por Cristiano Carvalho

1

Não é novidade que crianças gostam de ouvir histórias. De preferência várias e repetidas vezes. Aproveitando de uma característica de nossa espécie, a narração de histórias, o Middle Schoool Global Leaders, projeto da University of Missouri e HSE, em parceria com o Da Vinci, finaliza o ano letivo abordando a questão ambiental e a possibilidade de mudança por meio da conscientização das novas gerações.

2

“Storytelling for a Change” foi o título do último projeto do ano realizado pelos alunos de Middle School das turmas dos 7º anos I1, I2 e I3. Antes desse módulo, os alunos estudaram os impactos ambientais observados desde a Revolução Industrial. Questões internacionais e locais relacionadas ao meio ambiente, tais como desastres ambientais e seus impactos, direitos e deveres do cidadão em relação ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável foram abordadas nessa etapa, que culminou com a produção de um livro infantil como projeto final.

3

Em sala, os alunos leram histórias infantis sobre o meio ambiente, como o The Earth Book, do premiado autor americano Todd Parr. Ao ler as histórias, as turmas analisavam as características de um livro infantil, tais como ilustrações, escolha de palavras e personagens, para usar como modelo de criação de suas próprias histórias sobre o meio ambiente. Após a leitura e análise dos textos, os alunos, em grupo, criaram suas próprias histórias sobre um personagem que ajuda a proteger o meio ambiente. Por se tratar de uma criação coletiva, o trabalho em equipe foi fundamental na organização e divisão das tarefas. Escolha do enredo e personagens, ilustrações, ensaio e leitura para duas turmas do Infantil IV, foram algumas das etapas do trabalho em equipe realizado pelos alunos e intermediado pelas professoras Shalomir Saunders e Tatiana Cunha.

4

A Coordenação de Middle School (Cristiano Carvalho) e do Bilíngue (Dora Sodré), em parceria com a professora de Inglês do Infantil IV (Catherine Chase), organizaram um momento para que os alunos de Middle School lessem suas histórias para as crianças. Ensaio, frio na barriga, coragem, empatia e interação são algumas palavras que podem descrever os momentos de contação de história. Olhos atentos das crianças, leitura dramatizada dos alunos de Middle School e a magia das histórias, todas em Inglês, deixaram claro que este momento ficará na memória de todos os envolvidos no processo. Não só pela temática ambiental, tão importante em nossos dias. Mas pela superação dos alunos criadores e leitores (alguns deles já foram um dia tão silenciosos em sala…) e pela curiosidade e receptividade das crianças do Infantil.

Tags: