Notícias

Alunos participam de curso de Primeiros Socorros

15 julho de 2014

Por João Duarte Saleme de Sá

No dia 11 de junho, 28 alunos das 1as séries do Ensino Médio, participantes da Disciplina Diversificada “Todo Brasileiro é Louco por Carro”, foram até a Universidade de Vila Velha – UVV para realizarem um curso de Primeiros Socorros como parte da ementa da disciplina.

image

Em um ambiente bem aparelhado para atendimento da proposta (sala com ar-condicionado, datashow, bonecos para simulação, luvas, máscaras, etc,), fomos atendidos pela professora Cristiane, do Curso de Enfermagem, auxiliada por 12 alunos da turma do 7º período de Enfermagem.

image1

Utilizando-se de linguagem clara e adequada, foram abordados os procedimentos de primeiros-socorros que devem ser tomados em situações que envolvam engasgo, convulsão, hemorragia, queimadura, choque elétrico, fratura e parada cardiorrespiratória. A cada situação, havia uma abordagem teórica e uma prática, com simulações que contavam com a participação maciça dos alunos.

foto 1(1)

foto-22

foto-31

Após um lanche, os alunos tiveram acesso ao local onde havia uma simulação de todos os temas abordados anteriormente, para que fossem colocadas em prático os ensinamentos discutidos. Nesse cenário, tentava-se simular uma condição de “estresse” que é sempre presente em situações que necessitam de primeiros socorros: pessoas gritando, paciente “atrapalhando” e se rebelando contra quem atendia, pessoas sangrando e espumando pela boca, etc.

foto-42

Durante a atividade era sempre frisado que aquele momento não pretendia transformar os alunos em “socorristas profissionais”, mas sim capacitá-los para atuarem em momentos nos quais não há outras alternativas. Além disso, há todo momento a conduta inicial numa situação semelhante (ligar para o 192 ou 193) era reforçada.

A aluna Victória Deps Cabral, do 1ºI3, expressou sua opinião sobre essa experiência: “Gostei muito da oportunidade de fazer um curso de primeiros socorros. Acho que é uma coisa que todos deveriam fazer, para terem a capacidade de lidar com situações complicadas quando for preciso!! Adorei a aula!!”

Em suma, uma manhã de intensa aprendizagem e de trocas de experiências, que certamente será muito lembrada por todos os que lá estiveram.

Tags: