Notícias

Apresentação dos Projetos Pedagógicos do Fundamental I – 2019: alunos e famílias trocando aprendizagens e afetividades.

28 novembro de 2019

Por Alexandre Zanotelli

Em novembro de 2019, os alunos do Ensino Fundamental I apresentaram aos seus familiares seus conhecimentos práticos e teóricos desenvolvidos ao longo do ano, de acordo com a proposta pedagógica de cada série.

Os alunos dos segundos anos musicaram, dramatizaram e declamaram poemas, um dos gêneros textuais estudados por essa faixa etária. Além disso, criaram suas próprias versões do conto O Patinho Feio, escrevendo um livro que foi entregue aos familiares juntamente com os poemas de sua própria autoria.

Dando continuidade ao estudo de Sustentabilidade, assunto debatido em sala de aula e fora dela, no conteúdo das Ciências Sociais, os alunos dos terceiros anos interpretaram músicas que remetiam ao tema, além de apresentarem objetos feitos de sucata.

Os quartos anos, que têm como um dos motes de estudo nas Ciências Sociais a comparação entre as diferentes ocupações dos espaços geográficos, apresentaram duas músicas em italiano, rememorando atividades desenvolvidas em sala e nas aprendizagens em campo. Unido às questões culturais, expuseram as maquetes dos espaços idealizados ao longo de meses de estudos, investigações e produções.

No âmbito das aprendizagens dos quintos anos, um dos focos foi a literatura de Monteiro Lobato, assunto sobre o qual os alunos se aprofundaram durante todo o ano, conhecendo as obras e a vida do mais importante autor de livros infantis do Brasil. Uniu-se a esse conhecimento as “descobertas do Brasil” nas Ciências Sociais: os alunos construíram mapas que abordaram aspectos econômicos, culturais, físicos e da biodiversidade.

E por ser uma Escola de perspectiva cultural, a Arte não poderia deixar de fazer parte de um evento tão grandioso. Verdadeiras obras de arte, produzidas durante o ano letivo, foram expostas no prédio do Fundamental I. Viajando por diversas etapas da história artística do homem, os visitantes puderam apreciar, ao som da música executada com brilhantismo pelos alunos de outros segmentos, a Arte Rupestre dos segundos anos; a reprodução de uma das obras mais famosas de Veermer, feita pelos terceiros anos; a delicadeza e intensidade da Arte Japonesa na leitura dos quartos anos; e a releitura da Arte Moderna brasileira pelas mãos dos alunos dos quintos anos.

Tags: