Notícias

Arte indígena – 2º ano

28 junho de 2017

Por Alexandre L. Zanotelli

No segundo período de 2017, desenvolvemos com as turmas dos segundos anos do Fundamental I um projeto que ressalta a importância e as possibilidades estéticas da arte indígena. Dentro da diversidade que esse projeto possibilita, como a arte com penas e plumas, a pintura corporal e a pintura de cerâmicas, os alunos tiveram contato com alguns grafismos e símbolos daquela arte. Os estudantes também estudaram sobre tintas naturais, considerando que os índios utilizam pigmentos à base de argila, urucum, carvão, entre outros elementos da natureza, para desenvolver sua arte, e ainda puderam ter experiências com pigmentos feitos a partir da argila, da beterraba e do açafrão.

A segunda etapa do projeto foi observar os elementos da arte indígena, como os tipos de linhas, as formas e cores predominantes, e criar uma composição em desenho. Foram utilizados como suporte para o trabalho o tecido de algodão cru e a caneta de tecido. Os alunos puderam unir os elementos dos grafismos indígenas em uma composição individual e mostrar como foram inspirados por essa arte tão rica em simbologias, significados e beleza.

10

11

O resultado desse trabalho será apresentado à comunidade Da Vinci a partir desta quarta-feira, 28/06, em frente à sala de Artes, no prédio do Fundamental I.

3

Visitação: até o dia 05 de julho (quarta-feira), nos horários de entrada e saída.

Tags: ,