Notícias

Concurso Cultural “Do enigma à descoberta” – 5os anos do Fundamental

23 outubro de 2015

Por Paulo de Tarso

Fechando com chave de ouro a etapa preparatória da viagem acadêmica a Campos do Jordão/Taubaté, a ocorrer na próxima semana, divulgamos o resultado do concurso cultural “Do enigma à descoberta”, a ela vinculado, em que alunos (viajantes ou não) foram desafiados a produzir cartas enigmáticas com base em focos turísticos ou culturais a serem explorados no roteiro, em visita presencial ou observação em contexto.

A dedicação dos alunos ao processo e a excelência dos produtos comprovam o acerto da Escola ao resgatar gêneros textuais pouco praticados nas redes sociais e interações digitais, a exemplo da carta enigmática e do diário de bordo, que os instigam a conjugar conteúdos conceituais e sensoriais.

Dada a qualidade geral dos trabalhos, muitos deles em igualdade de condições, a comissão julgadora foi bastante criteriosa até chegar à definição dos vencedores,  priorizando os pilares do concurso: fidelidade ao regulamento e consideração de ícones culturais da viagem; conexão entre criatividade e conhecimento; sintonia demonstrada no conjunto (seleção de imagens e elaboração de escritos compatíveis com o tema abordado).

Mas para não deixar passar em branco outras produções qualitativas, resolvemos ampliar as premiações previstas (cinco vencedores), atribuindo cinco menções honrosas por diferentes eixos: qualidade estética; diferencial na escrita e originalidade.

Confira os trabalhos premiados:

CONCURSO CULTURAL 2015 – RESULTADO

A atividade converteu-se em mais uma comprovação do investimento feito pela Escola no princípio vinciano da “Arte-Ciência”, pois sem sombra de dúvida a maior parte dos alunos não se restringiu ao informativo/descritivo, transitando pelo sensorial, pelo poético, pela fuga ao lugar-comum. E vale ressaltar que, embora tenhamos aberto espaço para expressões digitais, o artesanal, as habilidades motoras finas e o manuscrito dominaram a cena.

1_55

2_51

3_42

4_34

Optamos por proceder à divulgação das produções premiadas no blog específico da viagem e na página principal do site, como forma de dar maior visibilidade às configurações do currículo de perspectiva cultural que são vivenciadas no cotidiano e que às vezes, em meio ao fluxo de processos e atividades, deixam de alcançar a socialização a que fariam jus.

Tags: , ,