Notícias

Contato com a natureza na escola contribui para educação dos alunos

22 outubro de 2020

Estudos apontam que essa interação traz uma série de benefícios no desenvolvimento das crianças, impactando na redução do chamado “déficit da natureza”.

Clique aqui e confira a matéria publicada no site de A Gazeta.

Há alguns anos, o escritor americano Richard Louv cunhou em seu livro “A última criança na natureza” e difundiu por vários países a expressão déficit da natureza. O termo expressa um conjunto de problemas físicos e mentais que surgem em decorrência de uma vida distante de experiências com o mundo natural. De acordo com as pesquisas do autor, crianças que mantêm contato regular com a natureza são mais felizes, saudáveis, se saem melhor nos estudos e até apresentam menos distúrbios de atenção.

Ciente disso, o Centro Educacional Leonardo Da Vinci, que fica aos pés da Reserva Itapenambi, tem dentro da sua proposta pedagógica e espaço físico uma Estação Biológica, formada por aquário, orquidário, herbanário, lago das tartarugas, viveiro de pássaros, jardim vertical, árvores, plantas, flores e borboletário.

De acordo com o diretor pedagógico, Mário Broetto, a proposta é proporcionar da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio o contato direto com a natureza, visando à formação de cidadãos que valorizem e preservem o meio ambiente. “Além disso, a Estação Biológica, com a sua diversidade construída ao longo de 30 anos, traz uma possibilidade riquíssima de sair da teoria da sala de aula, dar alguns passos, visualizar animais e até plantar e colher ervas, legumes e flores”, explica.

Mário destaca que a estrutura também é importante para estimular os sentidos dos estudantes, atrair a atenção para o saber, mostrar como alguns processos acontecem na natureza e até reduzir angústias e ansiedades. “Nossa sociedade está bastante imersa em ambientes de concreto e lida diariamente com dispositivos tecnológicos. As crianças não estão imunes a isso. Até mesmo o tempo de brincar é permeado pelo virtual. A Estação Biológica cumpre um papel pedagógico e também de aliviador de tensões para o cuidado com a saúde mental, aspecto tão importante no contexto da aprendizagem”, finaliza.

Conheça a Estação Biológica Da Vinci

Reserva Itapenambi
O Centro Educacional Leonardo Da Vinci apoia a manutenção da reserva, cuidando dos aceiros, das cercas delimitadoras, da canalização da água da chuva para prevenir deslizamentos e do escoramento de rochas. Também faz plantação de árvores, rega parte da vegetação e fornece alimentação para alguns animais da região.

Laguinho dos peixes
Espaço com carpas, espadinhas e cascudos.

Lago das tartarugas
Abriga tartarugas da espécie tigre d’água.

Viveiro de pássaros
Abriga agapornis, periquitos australianos, calopsitas e faisões coleira e dourado.

Aquário
Espaço com tilápia, ciclídeos, peixe-tubarão, acará-bandeira, carpa e peixe beijador.

Borboletário
Local onde alunos acompanham todas as fases de vida das borboletas, começando pelos ovos e passando pelas lagartas e pupas, além das flores que fornecem o néctar para os animais.

Jardim vertical
Parede com folhagens diversas.

Escola verde
Outros espaços da escola também possuem o verde presente. São castanheira, jenipapeiro, palmeiras, pé de jaca, pé de acerola, trepadeiras, salgueiro-chorão e unha-de-vaca, além de um cantinho verde com plantas diversas.

Tags: , ,