Notícias

Disciplina Diversificada “Eleitor do Futuro” proporciona palestras e debates desafiadores

24 junho de 2015

Por Roberto Martins

Os discentes que vêm participando da diversificada “Eleitor do Futuro” vivenciam momentos muito instigantes, capazes de proporcionar momentos de profunda reflexão sobre alguns dos temas políticos mais desafiadores do século XXI e, por conseguinte, contribuir com a formação de visões críticas sobre as questões envolvidas. A pauta de discussões envolve temas desafiadores tais como: reforma política; ações afirmativas de cunho social, de gênero e raça; mobilidade urbana; gestão econômico-ambiental sustentável e política de segurança.

Nesse sentido, contamos com a presença, em nossa Escola, de dois palestrantes da mais alta estima, que muito auxiliaram no aprofundamento das questões levantadas.

O primeiro foi o ilustre Doutor Bruno Alves de Souza Toledo, advogado e ex-presidente do Conselho dos Direitos Humanos do ES. Como profundo conhecedor da problemática envolvendo o sistema carcerário brasileiro, o Doutor Bruno presenteou nossos discentes com uma emocionante palestra, feita em 27/05/2015, sobre as razões de fundo econômico e social que estariam por trás da proposta de redução da maioridade penal em debate no Congresso Nacional. O Doutor Bruno chegou a fazer uma reconstituição histórica da maioridade penal no sistema jurídico brasileiro desde a época do Império, teceu comentários sobre a importância da preservação do conceito moderno de adolescência e ainda fez uma abordagem comparativa entre o regime de maioridade penal de vários países, bem como acerca dos desrespeitos aos direitos humanos comuns no sistema carcerário brasileiro. Ao final, tivemos um intenso debate, durante o qual nossos alunos, extremamente motivados pela contagiante fala do palestrante, puderam dialogar diretamente com ele, fazendo inúmeras perguntas sobre o tema da política de segurança.

1_24

2_21

Noutro momento, em 10/06/2015, tivemos também a especialíssima presença da Doutora Flávia de Sousa Marchezini, procuradora do município de Vitória e professora da FDV. A Doutora Flávia trouxe aos nossos discentes uma abordagem crítica e moderna sobre os temas da sustentabilidade ambiental e da mobilidade urbana. Quanto ao primeiro tema, destacou o fato de que a sustentabilidade hoje precisa ser pensada em seu tripé – econômico, social e ambiental – e passa pela revisão dos nossos hábitos de consumo e descarte dos resíduos sólidos. Com isso, propiciou aos nossos discentes um estímulo à autorreflexão sobre seus próprios hábitos de consumo no dia a dia, estabelecendo ligações entre estes e a degradação ambiental. Além disso, lembrou que os incisos contidos no §1º do Artigo 225 da Constituição brasileira ainda restam como um viés orientador, bastante inconcluso, das políticas públicas sobre o tema.

1_25

2_22

No que tange à mobilidade urbana, a Doutora Flávia iniciou com uma abordagem comparativa em relação às experiências inovadoras de cidades como Copenhague, na Dinamarca, especialmente no que se refere à priorização dos transportes coletivos não poluentes e bicicletas, em detrimento dos automóveis. Porém, fez questão de frisar que as alternativas de mobilidade devem se adequar às especificidades locais, lembrando, como exemplo, do caso envolvendo a reativação do sistema aquaviário em Vitória. A palestrante também chegou a analisar os efeitos do deficiente pacto federativo brasileiro que, por concentrar excessivamente os recursos com a União, restringiria a autonomia concedida aos Municípios para investir em políticas de mobilidade urbana. Ao final, mais uma vez, nossos alunos tiveram a oportunidade de dialogar com a palestrante, o que fizeram com muito envolvimento.

Tags: ,