Notícias

Eleitor do Futuro: prática de formação política e cidadã

8 julho de 2015

Por Roberto Martins (coordenador do Projeto Eleitor do Futuro)

Os alunos que integram a Disciplina Diversificada “Eleitor do Futuro” vivenciaram, ao longo dos meses de junho e julho, momentos ímpares num processo de aprendizagem acerca do debate e da prática política.

Ao longo do dia 17 de junho, por exemplo, participaram da saída externa para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Uma vez na casa legislativa, os participantes do projeto, ao longo da manhã, foram orientados pelos coordenadores do projeto local intitulado Escola no Legislativo, que os guiaram na visitação dos variados espaços culturais e políticos da Ales, e, após, os levaram ao Plenarinho, onde puderam encenar a apresentação e discussão de um Projeto de Lei sobre a implementação de um novo modelo prisional no Espírito Santo. Em seguida, nossos alunos se dirigiram às galerias do Plenário, de onde assistiram ao polêmico e intenso debate que envolveu os deputados na rejeição às emendas ao projeto governamental “Escola Viva”. Por fim, no período da tarde, reunidos num dos auditórios da Ales, cinco deputados estaduais, os senhores Sérgio Majeski (PSDB), Hudson (PRP), Édson Magalhães (DEM), Bruno Lamas (PSB) e Enivaldo dos Anjos (PSD), se dispuseram a ser questionados por nossos alunos sobre os variados temas que envolvem o Projeto Eleitor do Futuro. Diante de perguntas muito bem formuladas, sobre quesitos tais como o fim das coligações em eleições proporcionais, o voto facultativo, a viabilidade de cotas raciais ou da redução da maioridade penal, os referidos deputados não se furtaram de apresentar suas visões discordantes e elogiar o nível dos questionamentos.

1_28

No dia 1º de julho, os integrantes do projeto vivenciaram outro momento marcante, o grande debate entre os candidatos à Presidência, realizado no Anfiteatro da Escola. Os alunos das variadas turmas da 1ª série e da 2ª série foram levados ao local do Debate, onde puderam assistir e interagir, mediante perguntas enviadas à Mesa, com o bom desempenho dos candidatos: José Fernando (PVP – Partido da Vontade Popular); Lucas Aragão (PDB – Partido Distributista Brasileiro); Victória Nunes (UDP – União Democrática Popular). O nível do Debate causaria inveja a alguns dos candidatos da política real, sendo muitas das perguntas respondidas com grande profundidade. As estratégias adotadas pelos candidatos no confronto direto, quando puderam formular perguntas entre si, também chamaram a atenção tanto pela postura ética quanto pelas habilidades de oratória e argumentação.

2_25

3_20

O resultado de todo este processo ocorrerá nesta quarta-feira, dia 08 de julho, quando os alunos-eleitores poderão votar numa das candidaturas propostas. O voto será facultativo e ocorrerá em uma das salas de informática. A votação se encerrará às 16h30 e o resultado será divulgado às 17h20.

Tags: , ,