Notícias

Estudante do Da Vinci conquista medalha de prata em feira internacional

23 novembro de 2022

Com estudo sobre o uso da inteligência artificial para automatizar diagnósticos de câncer, Lara Gomes Chieppe ganhou medalha de prata na Buca IMSEF 2022, Feira Internacional de Música, Ciência, Energia e Engenharia de Buca, na Turquia.


Após ser reconhecida este ano com o Prêmio Estreante Destaque e o segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Lara Gomes Chieppe, ampliou sua pesquisa inicial sobre o uso da inteligência artificial para automatizar diagnósticos de câncer e conquistou mais um feito, desta vez internacional.

Com o estudo “Uma análise comparativa entre ResNet-152 e DenseNet-121 para uma Classificação Multiclasse de Tumores Cerebrais”, a jovem conquistou medalha de prata na categoria Computador e Matemática da Buca IMSEF 2022 – Feira Internacional de Música, Ciência, Energia e Engenharia de Buca, distrito localizado na cidade de Esmirna, na Turquia. A competição contou com a participantes de diversos países, entre eles, do Brasil.

A pesquisa é resultado da inquietude de Lara ao descobrir que, apesar de 94% das unidades públicas de saúde do Brasil terem computador e acesso à internet, apenas 6% dos hospitais da Região Sudeste, que apresenta o índice mais alto, utilizam inteligência artificial para otimizar diagnósticos.

Com 17 anos e cursando a 3ª série do Ensino Médio, Lara analisou em seu estudo a possibilidade de automatizar o processo de diagnose de tumores cerebrais por meio da análise de imagens de ressonância magnética, que muitas vezes é um trabalho repetitivo. “Com isso, se reduziria o tempo de identificação da situação, garantindo que o tratamento comece mais rapidamente, o que minimizaria o índice de mortalidade, e permitiria que o médico focasse mais no bem-estar do paciente”, explica.

De acordo com a estudante, isso pode ser feito por meio do “treinamento” de um algoritmo a partir do fornecimento de um conjunto de dados reais, usando tecnologia financeiramente acessível, processada em computadores comuns, apesar de em equipamentos mais robustos rodar com mais eficácia.

“Comparando as arquiteturas da ResNet-152 e da DenseNet-121 nessa situação específica, eu percebi que, mesmo a primeira sendo mais conhecida, a segunda teve melhor performance nos aspectos que considerei. Enquanto com a da ResNet-152 teve precisão de aproximadamente 89%, a da DenseNet-121 foi de aproximadamente 99%”, informa.

A motivação da aluna para se dedicar ao tema veio de casos de câncer na família e do sonho de cursar Engenharia Elétrica em alguma universidade dos Estados Unidos. “Com o objetivo de participar de processos seletivos no exterior, sempre procurei enriquecer meu currículo com atividades extracurriculares que são valorizadas lá. Estou bem feliz porque essa premiação aumenta as minhas chances de entrar em uma boa faculdade no exterior no ano que vem”, planeja Lara.

Buca IMSEF 2022

A Feira Internacional de Música, Ciência, Energia e Engenharia de Buca, organizada pelo Centro de Ciência e Arte de Buca, tem como objetivo espalhar o espírito de pesquisa científica e arte em todo o mundo, permitindo que jovens façam intercâmbios sociais e culturais.

Tags: , , ,