Notícias

Estudantes organizam campanha e arrecadam mais de 530 livros

8 dezembro de 2022

As obras foram doadas para uma Casa de Acolhimento Provisório e o Parque da Petrobras. Uma das organizadoras da iniciativa deseja que as crianças beneficiadas se sintam acolhidas e percebam que não estão sozinhas no mundo.

Maitê e Sophie

O que duas meninas apaixonadas por leitura podem fazer quando percebem que nem todas as crianças iguais a elas têm acesso a livros? No caso de Sophie Chambô dos Santos e Maitê da Rosa Broetto, ambas de 9 anos e colegas de classe do 4º ano do Ensino Fundamental, elas organizaram no Da Vinci, o Clube Solidário da Viagem Literária, campanha que arrecadou mais de 530 livros, doados para uma Casa de Acolhimento Provisório (CAP) de Vila Velha e o Parque da Petrobras, que tem entrada gratuita.

Sophie conta que, quando a casa dela passou por uma reforma, ela percebeu que muitas das publicações que a mãe dela lia para ela quando mais nova não eram mais usadas. Daí surgiu a ideia de doá-las para crianças que não tinham tanto acesso. Por ser uma frequentadora do Parque da Petrobras, ela pensou que poderia ter lá um armário com livros. A mãe dela, então, foi até o parque e conseguiu com a escola a doação de um armário.

Paralelamente, Maitê, encantada com o projeto da igreja que frequenta de leitura de histórias para crianças da CAP, mas sem poder participar por conflitar com seus horários de aula, quis apoiar de alguma forma. Foi quando surgiu a iniciativa de doar os próprios livros e convidar outros amigos a fazerem o mesmo.

Ambas, então, falaram das ideias para a professora e depois para a coordenadora Dora Sodré, que as apoiou em uma ação única dentro da escola para arrecadar e doar livros para a CAP e o Parque da Petrobras. Nascia o Clube Solidário da Viagem Literária.

Daí em diante, a dupla criou o cartaz de divulgação, passou nas salas de aula fazendo a divulgação e mobilizou os colegas da turma, que ajudaram a organizar, contar e separar as doações recebidas. Uma colaboradora da escola também avaliou cada exemplar para adequação à faixa etária.

Turma do 4º ano com o representante do Parque Pianista Manolo Cabral (Parque da Petrobrás).

 

Importância dos livros

 

Para Sophie, que considerou o resultado da campanha muito bom, a leitura é algo fundamental. “Uma coisa muito importante na vida das crianças é a educação, e os livros são educativos e também divertidos. A gente viaja sem sair do lugar”, explica Sophie.

Maitê, ciente de que a CAP cuida de crianças que passaram por alguma violência, concorda e acredita que ler pode ajuda-las a esquecerem das tristezas. “Os livros têm histórias magníficas que podem ser uma distração. Quando lemos, vivemos a história na cabeça”, conta Maitê.

Com a missão de entregar as doações para os representantes das instituições escolhidas cumprida, Maitê agora sonha com o que os livros poderão representar na vida das crianças beneficiadas. “Espero que elas se sintam acolhidas. Percebam que tem gente se importando com elas, que não estão sozinhas no mundo e que se sintam amigos da gente. Elas têm o mesmo direito que nós de ter livros e podem ser grandes escritores como Shakespeare, eu não duvido, pois elas são o cérebro da humanidade no futuro”, afirma Maitê, cheia de esperança.

Tags: ,