Notícias

Excursão Monumentos de Vitória: Praça dos Desejos e do Papa (6º ano)

14 outubro de 2022

Por Joelmo Costa

Na vida cotidiana e corrida da nossa cidade, acaba sendo normal andar pela belíssima orla de Vitória (entre a Praça dos Desejos e do Papa) e não reparar os monumentos que existem nessa área. São vários: monumentos aos gregos, aos italianos, aos negros, monumento em homenagem à cidade portuguesa de Cascais, que desde 1986 é considerada cidade irmã de Vitória, entre outros. Foi em busca dessa descoberta e desse olhar atento que os alunos dos sextos anos partiram para a excursão pedagógica: Monumentos de Vitória. A excursão segue o eixo pedagógico, trabalhado até os oitavos anos, que atende a competência geral da BNCC “Repertório Cultural”.

A proposta pedagógica envolveu as disciplinas de Arte, Geografia, História e Língua Portuguesa, numa atividade interdisciplinar que abordou (antes, durante e após a excursão) temas vinculados aos monumentos visitados. Entre os objetivos da excursão destacam-se a valorização do conceito de patrimônio histórico e cultural e o exercício de cidadania, pois os alunos analisam o estado de conservação de cada monumento para depois escrever uma carta ao prefeito, sugerindo a manutenção e limpeza.

A excursão é finalizada na Praça do Papa, com uma aula in loco sobre a história do Espírito Santo, tendo como paisagem o Convento da Penha e a magnífica Baía de Vitória.

Vale lembrar que o Projeto realizado pelo Da Vinci, denominado Monumentos de Vitória, é realizado também nas séries seguintes: no sétimo ano, a proposta abrange os monumentos do Centro de Vitória e, no oitavo, os alunos se debruçam sobre o projeto Novo Arrabalde (Praia do Canto e adjacências), realizado pelo governo de Muniz Freire, em 1896.

Confira algumas fotos:

Tags: , ,