Notícias

Família no Da Vinci – É verdade, aconteceu

7 outubro de 2013

por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton

Sábado, dia 05 de outubro, em diferentes espaços do Da Vinci, o real se fez presente: filhos, pais, professores, funcionários, gente de fora e gente de dentro entendiam-se, “curtiam-se”. Ao vivo e em cores.
Em silêncio de apreciação, ouvimos música; na expectativa de evolução, apreciamos o movimento…

foto00

foto000

E não é que chegamos em casa a tempo de ver Arthur Zanetti, no pódio recebendo a medalha de ouro na ginástica masculina, na Antuerpia, na Bélgica. Viva Brasil!

t_97585_ricardo-zanetti-se-confirmou-como-o-principal-competidor-do-mundo-nas-argolas-foto-ricardo-bufolin-cbg

No toque do Congo, Madalena foi entoada, casacas sonadas, chocalhos ritmados e tambores ecoados. Sentimento puro!

foto011

foto01_12

Um cheirinho de “chuva”, literal, “apetitava” para uma parada no refeitório Santa Ceia, no qual pais e filhos, com receita à mão e ingredientes às mesas, “curtiam” o Modo de Fazer e, claro, saborear, os “Bolinhos de chuva”, de origem portuguesa (tia Nastácia, 5º ano?). Chovera na véspera e, no dia, o céu apresentava-se nublado: o mundo conspira a favor.
Interessante o nome da receita, não? Quanto de nós, adultos presentes, fizemos bolinhos de chuva em nosso tempo de existência?

foto03_9

foto02_12

O “pássaro equilibrista” exigiu atenção, concentração e interesse. Muitos passaram por essa Oficina. E todos que por lá estiveram exibiam o produto nas pontas dos dedos.

foto04_6

foto05_7

Na sala de Artes, o previsto e o imprevisto deram-se as mãos: a cerâmica marajoara, confeccionada pelos filhos e pais (na maioria aprendentes com os filhos), verdadeira “mão na lama”. Isso era o previsto. O imprevisto ficou por conta de momentos muito “curtidos” e interativos entre o artista plástico Sam Oswald, Diretor Executivo da Texas Tech University, e os alunos do Da Vinci que já são íntimos das artes.

foto06_6

foto07_5

foto08_3

E… as quadras!!! Lugar de todo suor. Filhos, pais e mães verdadeiramente suaram “a camisa”. Jogaram e jogaram; pularam corda e andaram/tentaram equilibrar-se como os filhos nas pernas de pau.

foto09_2

foto10_1

foto11_0

A absolutamente linda a exposição sobre os Contos de Grimm, montada pelo instituto Goethe, parceiro do Da Vinci, neste ano da Alemanha no Brasil, um oásis em meio ao turbilhão.

foto12_0

foto13_0

Do índio ao português, do afro ao alemão, oferecemos mais uma travessia neste 2013, pelas raízes da etnia do Povo Capixaba.
Nas quatro horas de suor, sorrisos e cansaços, os eletrônicos não foram as vedetes. Os protagonistas agiam, viviam e, na nossa observação, “curtiam-se”, de fato.

Tags: