Notícias

Gincana Cultural 2018

26 junho de 2018

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub

Como parte das atividades desenvolvidas na gincana cultural do Ensino Médio no primeiro trimestre/2018, foi proposta como tarefa de grupo a cobertura digital do evento, mediante seleção de dados pertinentes para postagens pontuais no Instagram, consistentes em fotos, recursos audiovisuais, legendas e textos. Além de executores de tarefas de diferentes naturezas, aos alunos foi atribuído o papel de “repórteres em ação”, como também já ocorre no âmbito do Fórum Estudantil.

A cada grupo-executor, coube avaliar a relevância de momentos representativos da gincana cultural para postagens na Internet que trouxessem uma espécie de narrativa em torno do processo vivido (tudo sob supervisão dos professores), priorizando a leitura de contexto e o conteúdo pedagógico. Além disso, foi dada liberdade aos alunos para fazerem campanhas publicitárias em torno do bazar solidário proposto como tarefa coletiva, o que incluiu leilão de um objeto doado e arrecadação de recursos para destinação a instituições filantrópicas.

A presente matéria é uma síntese das postagens mais relevantes e traz uma visão panorâmica do processo, que, além de instigar os alunos a desenvolverem habilidades a serem exercidas futuramente na Academia e no mundo do trabalho, propiciou que desenvolvessem a visão solidária e a educação virtuosa, tema transversal do ano, tudo em prol do conhecimento humanizado e do currículo transformador.

Considerando a importância do emprego da tecnologia em projetos pedagógicos, para comunicação em rede e exercitação de habilidades digitais/relacionais, a presente matéria serve também para tornar perene o que a princípio seria concebido como transitório, como é próprio das redes sociais.

———————

O Centro Educacional Leonardo Da Vinci realiza no início do 1º trimestre a Gincana Cultura com as turmas da 1ª série do Ensino Médio. Dentre as tarefas executadas com o tema transversal da escola para o ano letivo, há a produção da cobertura em mídia de todas as atividades por meio da rede social Instagram. Abaixo seguem algumas postagens feitas pelos alunos:

  • 1ª série I1 – Áureo

1

2

  • 1ª série I2 – Odara

3

4

  • 1ª série I3 – Ubuntu

5

6

Galeria de Fotos Da Vinci:

Execução de tarefas-relâmpago na Quadra da escola.

Esquetes dos quadros: O Violeiro, de Almeida Junior; Gótico Americano, de Grant Wood e Os Amantes, de René Magritte.

Homenagem – Pessoas virtuosas: o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner Borges; a presidente do Instituto Ponte, Bartira Almeida, e a diretora do Da Vinci, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton.

Bazar Solidário

Representantes do Instituto Franciscano de Nova Almeida recebem as doações da atividade da Gincana Cultural: “Cama, banho e solidariedade”, realizada com alunos das 1as séries do Ensino Médio do Da Vinci.

30841868_224354698156486_4324651833617285120_n(1)

Tags: