Notícias

Meditação para ensinar alunos a ter mais atenção

11 abril de 2023

Técnicas buscam gerar maior concentração nas aulas, atenção ao próprio estado emocional, ativação da memória e redução da ansiedade e do estresse.

Imagine a cena: a professora chega na sala, que está naturalmente agitada com a energia de adolescentes voltando do intervalo. Ela se senta, coloca as mãos sobre as pernas e fecha os olhos. Um a um, os alunos fazem o mesmo e quase que imediatamente se calam, acalmam e deixam a respiração mais profunda. Não é um filme, teve início a aula de Mindfulness, que é oferecida semanalmente aos alunos da 2ª série do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci.

O objetivo é treinar os estudantes a ter atenção plena ao momento presente, tornando-os menos sujeitos às distrações que tanto prejudicam o aprendizado. Isso é feito por meio de técnicas de meditação formal, aquelas em que os praticantes se sentam, às vezes cruzam as pernas, concentram-se na respiração, em cada parte do corpo e no meio ao redor; ou informal, enquanto caminham de maneira atenta ao que veem, sentem e realizam.

De acordo com a professora de Português e Literatura e instrutora de Mindfulness da escola, Erika Sá, a prática da meditação na educação traz diversos benefícios como concentração nas aulas, atenção ao próprio estado emocional, ativação da memória e redução da ansiedade e do estresse.

“O Brasil, onde a prática ainda está ‘engatinhando’, é considerado um país de pessoas ansiosas. A nossa intenção é ensinar o aluno a estar intencionalmente presente em cada atividade que executa, ou seja, não estar na aula de geografia pensando na de história. Dedicar-se de forma intensa ao momento atual, cada um no seu tempo, sem julgamentos, saindo do piloto automático”, explica.

Segundo a instrutora, os principais vilões da atenção são o celular, o excesso de informações do século do conhecimento e as cobranças excessivas. A boa notícia é que, assim como se malha os músculos do corpo, é possível treinar a mente. “Meditar não é se alienar ou eliminar pensamentos. A prática, indicada para todas as idades, também não está ligada necessariamente a religiões, apesar de algumas a utilizarem com fins espirituais. Diversos estudos já comprovaram que quem medita tem as áreas de atenção do cérebro altamente ativas. É preciso, entretanto, constância. É melhor meditar um minuto diariamente do que 40 minutos de vez em quando. Com a prática regular, você pode cultivar uma mente mais calma e consciente em sua vida cotidiana”, orienta.

Alunos aprovam

Para o estudante Maurício Braga Ortega Gonzalez, de 15 anos, meditar é algo novo, mas surpreendente. “Nunca tinha feito, mas é muito interessante. É uma técnica pra gente não se dispersar. Vai impactar a minha vida de maneira gigante”, avalia. Quem concorda com ele é a aluna Isabella Dias Torezani, de 16 anos. “A gente passa muito tempo estudando e esse é um momento para a gente relaxar e trabalhar a mente e os sentimentos. Meditar traz benefícios também para nossas relações dentro e fora da escola”, opina.

Como começar

Apesar de parecer desafiadora para quem está começando, a prática de Mindfulness é simples. Seguem algumas etapas para quem quer começar:

  1. Encontre um lugar tranquilo onde possa sentar-se confortavelmente, sem interrupções e com segurança.
  2. Escolha a posição confortável, de pernas cruzadas ou em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Mantenha a coluna ereta, mas não rígida.
  3. Feche os olhos ou mantenha os olhos abertos com um ponto fixo na diagonal e comece a prestar atenção à sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo pelo nariz e o movimento do seu peito e abdômen.
  4. Se você perceber que sua mente se distraiu com algum pensamento, observe-o e volte a atenção para a respiração.
  5. Comece fazendo sessões de 5 a 10 minutos e aumente gradualmente o tempo à medida que se sentir mais confortável.

Sugestões de livros

  1. Atenção Plena Mindfulness. Mark Willians e Danny Penman.
  2. Mindfulness para profissionais de educação. Marcelo Demarzo e outros.
  3. Atenção Plena. Ellen Langer.
  4. Aonde quer que você vá, é você que está lá. Jon Kabat-Zinn.
  5. Manual Prático de Mindfulness. John Teasdale e outros.

Tags: ,