Notícias

Palestra para alunos de 9º ano – Projeto Cultural de Tecnologia

21 setembro de 2016

Por João Duarte Saleme de Sá

No dia 06 de setembro, os alunos dos 9ºs anos realizaram mais uma etapa do Projeto Cultural de Tecnologia. Reunidos no Auditório Da Vinci, participaram de uma palestra cujo tema era “O impacto dos avanços tecnológicos sobre o nosso entorno, por meio da transformação da realidade e da ressignificação de problemas, ações e profissões”.

1

Para falar sobre o tema, convidamos o sempre-aluno Hugo Cristo, designer formado pela UFES, com mestrado e doutorado pelo Programa de Psicologia da UFES. Hugo, que atualmente é professor do Curso de Design da UFES, abriu a palestra com um relato de sua história no Da Vinci, dando prosseguimento com o mote “Profissões e Futuros”, convidando os alunos a refletirem sobre o dilema das escolas em formar hoje um profissional para resolver problemas que ainda não surgiram.

2

Na sequência, discutiu ideias do economista e cientista político austríaco Joseph Alois Schumpeter, que dizia que “A ação do produtor inicia a mudança econômica, educando os consumidores sobre inovações em produtos que podem mudar seus hábitos. O desenvolvimento é um processo descontínuo.” Também trouxe um pensamento de Eugene Fitzgerald, professor de Ciência e Engenharia de Materiais do MIT, nos EUA, que defende que “A inovação é a incorporação útil de ideias ao mercado”.

3

Depois, abordou os “cases” Aravind Eye Hospitais (desenvolvimento de tecnologia para cirurgia de catarata na Índia, país de extrema pobreza, que possibilitou baratear o custo da cirurgia de 3 mil para 30 dólares) e Casas Bahia (criação de uma linha de crédito própria para pessoas de baixa renda, atendendo a um extrato social que não tinha acesso a esses bens de consumo), dentre outros, destacando como a tecnologia pode ser instrumento importante para uma distribuição de riqueza e geração de lucro.

4

5

Dando prosseguimento, Hugo abordou como a tecnologia pode criar mercados (AirBnB –  Aluguel de imóveis P2P; Couchsurfing – Alugando o sofá de casa), recriar mercados (Uber e similares – pesadelo dos taxis), alterar a paisagem de metrópoles (RelayRides – use o carro do vizinho; Bike Vitória – bicicletas ponto-a-ponto) ou mudar as relações de “trabalho” (TaskRabbit – Serviço rápido on-demand; www.bicos.com – site que oferece profissionais cujo preço é definido pela demanda; Nanny Cloud – Aulas com vovós inglesas)

6

7

O palestrante finalizou abordando o tópico “desafios e oportunidades”, no qual discorreu a respeito de que “A única constante é a mudança”, “Profissional ontem, app amanhã”, “Tecnologia para fazer mais com menos” e “Usuário: um ditador benevolente”. No encerramento, recebeu das mãos dos alunos Pedro Machado Calvão e Lívia Spinassé Peruchi, que representavam todos os alunos, os agradecimentos do Da Vinci.

8

Tags: ,