Notícias

Projeto Artista Capixaba: excursões pedagógicas

15 abril de 2019

Por Joelmo Costa

Terra, Mar e Mesa: cada foto é uma janela de percepções.

Foram essas temáticas o ponto de partida para as excursões pedagógicas dos 9ºs anos, ocorridas no final de março. As turmas se dividiram em visitas à Associação das Paneleiras de Goiabeiras, à Colônia de Pescadores da Enseada do Suá e ao Restaurante Papaguth. As excursões fazem parte do Projeto Artista Capixaba, que na sua sexta edição, estuda a arte dos fotógrafos capixabas Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo. Os alunos organizaram uma palestra com os artistas e estudaram as suas diferentes temáticas fotográficas nas aulas de Arte e Língua Portuguesa.

Num contexto de sensibilização do olhar artístico, os estudantes do Da Vinci extrapolaram os muros da escola na busca de novas percepções que envolvessem o trabalho artesanal e social das paneleiras e dos pescadores, além da arte do chef ao fazer uma moqueca. A panela de barro, o mar e o ofício de cozinhar se complementam numa obra de arte. A diversidade das cores dos ingredientes que compõem a moqueca; os barcos que chegam para colorir o pequeno cais e o peixe de cada dia alçado pela pequena isca de anzol; as mãos que se misturam ao barro e dão vida a um ofício que se transformou em patrimônio imaterial. Quantos motes, quantos cenários, quantas janelas reflexivas abertas?

Num mundo das self, em que a tecnologia, por meio da instantaneidade, ajudou de certa forma a banalizar o olhar fotográfico, valorizando o “ver” rápido e desatento ao invés do “olhar” reflexivo e empático, as excursões pedagógicas, assim como as outras atividades que fazem parte do currículo e do Ideário do Da Vinci, cumpriram o seu papel pedagógico e educativo.

O próximo passo do projeto é a seleção das fotos feitas pelos alunos para a exposição, juntamente com as fotos dos artistas estudados, no início de maio, aqui no Da Vinci.

 

3

 

5

6

7

1

8

12

10

4

2

11

13

14

15

16

17

Tags: